Apresentação: movimentos sociais urbanos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9222.2012v4n7p1Palavras-chave:
História social do trabalho, Movimentos sociais urbanosResumo
O dossiê "Movimentos Sociais Urbanos" aborda questões sobre a história social do trabalho, discutindo a superação de dicotomias tradicionais como "trabalho escravo" versus "trabalho livre" e "rural" versus "urbano". A organização do dossiê buscou uma abordagem transdisciplinar, recusando divisões convencionais nas ciências humanas.
Nove artigos são apresentados, escritos por especialistas em sociologia, geografia, ciências sociais e história, abordando temas como movimentos sociais urbanos, organizações de socorro mútuo, experiências ferroviárias, movimentos de favelas e sindicalismo no Brasil.
Os textos exploram as continuidades entre o trabalho escravo e o trabalho livre, conectando práticas rurais e urbanas. Destaca-se a ênfase nas práticas políticas e culturais dos trabalhadores. Apesar do progresso, ainda há lacunas na cobertura de certas regiões e temas, como movimentos de esquerda e cultura não militante, que precisam ser mais explorados na história social do trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista Mundos do Trabalho os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.