Contratos e distratos. Atores, empresários e conflitos de trabalho nos meios teatrais do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9222.2022.e86369Palavras-chave:
história, teatro, relações de trabalhoResumo
Na segunda metade do século XIX, o teatro ocidental passou por mudanças significativas, fruto da maneira como ele passou a ser produzido, organizado e disseminado por meio de turnês e redes teatrais internacionais, e se transformou numa força cultural global capaz de acelerar mudanças de costumes, hábitos, comportamentos e códigos sociais. Conectado a tal fenômeno, o teatro brasileiro sentiu os efeitos dessas mudanças, dentre eles nas relações estabelecidas entre diferentes tipos de trabalhadores ligados à cena, tais como atores e empresários, um tema ainda pouco investigado pela historiografia do teatro brasileiro. É em torno deste tema que o presente artigo se desenvolve e para sua elaboração foi escolhida como fonte principal a série de folhetins Scenas Comicas, publicada na Gazeta da Tarde, entre 1883 e 1884, e como fontes adicionais artigos de periódicos, livros de memórias e recordações, biografias, dicionários, relatórios ministeriais e legislações governamentais.
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