Um novo semestre acadêmico e as expectativas após os recentes recuos nas Política Públicas Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e96527Palavras-chave:
Editorial V 41 n 2 2023 , Revista Perspectiva, Editorial, UFSCResumo
Editorial do Volume 41, número 2, 2023 da revista Perspectiva
Seção Artigos de Demanda Contínua
Referências
BELLINI, M. Educação superior na era dos golpismos e extinção dos serviços públicos. In: SOUZA, M. (org.). Democracia em tempos difíceis: interdisciplinaridade, política e subjetividades. Curitiba: Appris, 2022. p. 17-38.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394 e 11.494; revoga a Lei nº 11.161; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017.
CARVALHO, D. C. Trabalho docente na pós-graduação: impasses que se colocam para os programas e o professor universitário no contexto atual das políticas de avaliação. In: DANTAS, J.S. e BASSI, M.E. As avaliações em larga escala e a responsabilização docente no âmbito da pedagogia das competências e habilidades. In: SOUZA, M. (org.). Democracia em tempos difíceis: interdisciplinaridade, política e subjetividades. Curitiba: Appris, 2022. p. 223-245.
GALEANO, Eduardo. Entre los poetas mios…Colección Antológica de Poesía social. V 18. Biblioteca Virtual Omegalfa. S/D.
GALUCH, M. T. B.; SANCHES, E. O.; CZYZEWSKI, A. Experiência, cidadania e democratização da educação no Brasil. In: SOUZA, M. (org.). Democracia em tempos difíceis: interdisciplinaridade, política e subjetividades. Curitiba: Appris, 2022. p. 201-222.
HOSTINS, R.C.L. Formação de pesquisadores na pós-graduação em educação: embates ontológicos e epistemológicos. In: MANCEBO, D.; SILVA JR. e OLIVEIRA, J.F. (org). Reformas e políticas: educação superior e pós-graduação no Brasil. Campinas: Alínea, 2008. p. 255-271.
LUKÁCS, Georg. Lenin-Marx. Buenos Aires: Gorla. 2005
MANCEBO, D.; SILVA JR; OLIVEIRA, J. F. (org). Reformas e políticas: educação superior e pós-graduação no Brasil. Campinas: Alínea, 2008. p. 223-235.
MORAES, Maria Célia Marcondes; BIANCHETTI, Lucídio. Dossiê Pós-graduação em educação: temas e controvérsias. In: Perspectiva, v.24 n. 1. 2006 disponível: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/issue/view/696
SGUISSARDI, V.. Pós-Graduação (em educação) no Brasil: conformismo, neoproddionalismo, heteronomia e competitividade. In: MANCEBO, D.; SILVA JR. e OLIVEIRA, J.F. (org). Reformas e políticas: educação superior e pós-graduação no Brasil. Campinas: Alínea, 2008. p. 137-164).
TORRIGLIA, Patrícia. LARA, Ricardo. Porque o materialismo dialético ainda é fundamental para entender a realidade: em busca de um inconformismo fáustico. Texto apresentado na XI Jornada Internacional Políticas Públicas (JOINPP). São Luis/ MA. Setembro. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patricia Laura Torriglia, Juliana Cristina Faggion Bergmann, Jocemara Triches, Diana Carvalho de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.