Entrevista com Zoia Prestes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2022.e82978

Palabras clave:

Entrevista, Tradução, Zóia Prestes

Resumen

Profa. Dra. Zoia Prestes define-se como professora e pesquisadora da área da Educação. Viveu parte de sua infância e juventude na União Soviética, período em que o Brasil vivia sob o regime militar, instaurado com o golpe de Estado em 1964. Aos 7 anos de idade teve de se exilar na União Soviética com seus pais, Luiz Carlos Prestes e Maria Prestes. Durante os quinze anos em que esteve lá, vivenciou sua imersão na cultura e na língua russa. Foi alfabetizada em russo, graduou-se e se tornou mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar da Universidade Estatal Lenin de Pedagogia de Moscou. Retornou ao Brasil em 1985 e, por não ter o diploma reconhecido por mais de 15 anos, dedicou-se à tradução de textos técnicos, de palestras em eventos e de obras literárias russas. É doutora em Educação pela Universidade de Brasília, em que investigou, sob a orientação da Professora Dra. Elizabeth Tunes, a atividade da tradução em relação às traduções de obras de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Seu Pós-Doutorado foi realizado na Universidade Estadual de Pedagogia da Belarus M. Tank (Minsk) e na Universidade de Moscou (Moscou) na área de Educação. Atualmente integra o corpo docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Estudiosa do autor soviético L. S. Vigotski, um dos idealizadores da teoria histórico-cultural e reconhecido por seus estudos e pesquisas na área da Psicologia e da Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Tradução, Estudos e Interpretação das obras dos representantes da Teoria histórico-cultural. Profa. Dra. Zoia Prestes publicou diversos artigos acadêmicos, proferiu inúmeras conferências e traduziu e organizou do russo para o português livros com obras de L. S. Vigotski. Destacamos três obras de Vigotski traduzidas e publicadas recentemente: Psicologia, Educação e Desenvolvimento (Editora Expressão Popular, 2021), 7 Aulas de L. S. Vigotski sobre Fundamentos da Pedologia (Editora E-papers, 2018), que é a primeira tradução do texto para outro idioma e Imaginação e Criação na Infância (Editora Expressão Popular, 2018).

 

Biografía del autor/a

Darliane Amaral, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora na Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em educação pela Universidade de Brasília e mestre em educação pela Universidade de Coimbra, Portugal.

Ingrid Lilian Fuhr, Universidade de Brasília

Doutora e mestre em educação pela Universidade de Brasília. Professora da graduação e pós-graduação em Psicologia no Centro Universitário de Brasília.

Aline de Souza Pereira, Universidade de Brasília

Doutoranda e mestre em educação pela Universidade de Brasília. Orientadora educacional da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

2022-08-24

Cómo citar

Amaral, D., Fuhr, I. L., & Pereira, A. de S. (2022). Entrevista com Zoia Prestes. Cadernos De Tradução, 42(1), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2022.e82978

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