Inovação do modelo de negócios, capacidades organizacionais e desempenho da empresa: Os efeitos moderadores da turbulência ambiental durante duas crises recentes no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e97755

Palavras-chave:

Inovação do modelo de negócios, Turbulência ambiental, Desempenho empresarial, Capacidades organizacionais

Resumo

Objetivo: Este estudo explora a influência da Inovação de Modelo de Negócios (IMN) nas capacidades organizacionais e no desempenho da empresa durante duas crises brasileiras recentes: a recessão de 2015-16 e a pandemia de COVID-19 de 2020.

Metodologia/abordagem: O estudo adotou um survey on-line de duas ondas, focando executivos que interagiram com uma escola de negócios brasileira. A primeira onda ocorreu durante a recessão de 2015-16 e a segunda durante a pandemia de 2020.

Originalidade/Relevância: Esta pesquisa auxilia a compreensão de como as empresas respondem a crises de diferentes naturezas inovando seus modelos de negócios e o papel das capacidades organizacionais na mediação desse processo.

Principais conclusões: Em 2015-16, as empresas de setores menos turbulentos que adotaram o IMN obtiveram melhor desempenho. Em contrapartida, durante a pandemia de 2020, o IMN em ambientes altamente turbulentos levou a um desempenho superior. O estudo destaca a importância do alinhamento de recursos e capacidades com o contexto da crise para o ajuste organizacional e o desempenho em tempos turbulentos.

Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa está alinhada com a Teoria Baseada em Recursos (RBT) e com a literatura sobre capacidades dinâmicas, esclarecendo as interações entre IMN, capacidades organizacionais e turbulência durante as crises.

Contribuições sociais/gerenciais: A compreensão da interação entre IMN, capacidades e turbulência podem orientar as empresas em suas respostas às crises econômicas, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e na adaptabilidade. Esta pesquisa oferece percepções valiosas para as organizações que navegam em ambientes turbulentos.

Biografia do Autor

Plínio Rafael Reis Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração com experiência profissional e docente em análise, pesquisa e inteligência de mercado, com vivência em aplicar modelagem estatística e estratégia de negócios no desenvolvimento de soluções aplicadas, já tendo assessorado diversas empresas e organizações nacionais e internacionais. Como empreendedor e administrador tem experiência em diferentes setores, com destaque para cargos de gestão em cursos de graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas. Como pesquisador acadêmico colabora em núcleos de pesquisa de diferentes Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), mas notadamente pela concepção e coordenação do Núcleo de Tecnologias Inovadoras em Marketing & Empreendedorismo (TIME UFMG). Publicou 52 artigos em periódicos especializados e 66 trabalhos em eventos, tendo recebido o prêmio de melhor artigo de marketing em congresso internacional (CLADEA 2005), além de receber a indicação ao prêmio de melhor artigo no Encontro de Marketing da ANPAD (2010). Atualmente é professor na Fundação Dom Cabral, na Skema Business School (França-Brasil-Estados Unidos-China-África do Sul) e na UFMG (T-20, sem DE). além de atuar como Senior Analytics Scientist no Instituto Analysis.

Luís Henrique dos Santos Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Administração na UFMG na linha de pesquisa Estratégia, Marketing e Inovação (2018). Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Interesse e concentração de pesquisas: estratégia, empreendedorismo, inovação, finanças e processos decisórios. Foi professor de pós-graduação no IEC - Instituto de Educação Continuada da PUC Minas no MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Vendas em 2015 e 2017. Executivo Sênior com mais de 20 anos de atuação em empresas globais, nos cargos de Controller, Diretor Financeiro, Diretor Comercial América do Sul e Gerência Geral. Dentre as realizações, destacam-se o aumento de vendas na região de USD 115 milhões para USD 220 milhões e participação de equipe responsável pela restruturação de empresa elevando seu faturamento de US$ 15 milhões para US$ 100 milhões, em três anos.

Áurea Helena Puga Ribeiro, Fundação Dom Cabral

Áurea Puga é professora e pesquisadora de Marketing da FDC. Prof. Puga tem Doutorado e Mestrado em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas. Atua como palestrante em eventos, congressos e seminários nacionais e internacionais. Ela atua em programas de pós-graduação, abertos, customizados e parcerias na FDC. Já atuou em empresas como a Allianz, Bayer, Syngenta, Bunge, Saint Gobain, Ypê, Guarani, AngloAmerican, Janssen, Braskem, Química Amparo, TV Globo, TAP, entre outras. Foi professora da Fundação Getúlio Vargas, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Uberlândia. Atuou como consultora de Marketing de Relacionamento e Administração Estratégica de Marketing para empresas, 1990-2002. Na FDC, Prof. Puga foi Coordenadora do Núcleo Redes Colaborativas e Marketing B2B. É autora de livros e artigos com foco em Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Alianças, Parcerias, Marketing de Serviços e Endomarketing.

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Publicado

18-08-2025

Como Citar

Monteiro, P. R. R., Figueiredo, L. H. dos S., & Ribeiro, Áurea H. P. (2025). Inovação do modelo de negócios, capacidades organizacionais e desempenho da empresa: Os efeitos moderadores da turbulência ambiental durante duas crises recentes no Brasil. Revista De Ciências Da Administração, 27(67), 1–30. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e97755

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