Rankings universitários internacionais e o desafio para as universidades brasileiras

Autores

  • Samile Andrea de Souza Vanz Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Ciências da Informação. Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação. http://orcid.org/0000-0003-0549-4567
  • Andres Pandiella Dominique Universidad Carlos III de Madrid, Laboratorio de Estudios Métricos de Información http://orcid.org/0000-0002-6572-2317
  • María Luisa Lascurain Sánchez Universidad Carlos III de Madrid, Laboratorio de Estudios Métricos de Información
  • Elías Sanz Casado Universidad Carlos III de Madrid, Laboratorio de Estudios Métricos de Información http://orcid.org/0000-0002-0188-7489

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p39

Palavras-chave:

Universidades brasileiras, Leiden Ranking, Ranking de Shanghai, Ranking QS, Ranking THE

Resumo

Os rankings universitários ganharam importância no cenário nacional e internacional e constituem um dos instrumentos de análise do desempenho das universidades. Esta pesquisa analisa o desempenho de 29 universidades brasileiras classificadas nos rankings Leiden, Shanghai, QS e THE. Os resultados obtidos permitem concluir que o desempenho das universidades brasileiras é muito bom, especialmente no que diz respeito ao volume de produção científica, no entanto, o impacto, medido pelas citações recebidas, ainda constitui um grande desafio. O volume de publicações nas revistas Nature e Science, assim como a ampliação da colaboração internacional, são estratégias que podem ampliar o impacto e abrir caminho para o alcance de melhores posições nestes rankings.

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Biografia do Autor

Samile Andrea de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Ciências da Informação. Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação.

Professora associada do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM UFRGS). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestre e doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM UFRGS (2004 e 2009), com estágio sanduíche na Dalian University of Technology (China, 2007-2008). Pós-doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (Madrid, 2016). Editora da revista Em Questão (2014 - ). Desenvolve pesquisas na área de Comunicação Cientifica, com ênfase na produção de indicadores científicos, bibliometria, colaboração cientifica, análise de citação, análise de co-citação e rankings universitários.Tem experiência acadêmica e profissional na área de Planejamento, gestão e arquitetura de Bibliotecas e Unidades de Informação.

Andres Pandiella Dominique, Universidad Carlos III de Madrid, Laboratorio de Estudios Métricos de Información

Laboratório de Estudos Métricos da Informação, Universidad Carlos III de Madrid.

María Luisa Lascurain Sánchez, Universidad Carlos III de Madrid, Laboratorio de Estudios Métricos de Información

Profesora Información y Documentación. Universidad Carlos III de Madrid

Elías Sanz Casado, Universidad Carlos III de Madrid, Laboratorio de Estudios Métricos de Información

Doutorado em Ciencias Biologicas pelo Universidad Complutense de Madrid, Espanha (1986)
Professor catedrático do Universidad Carlos III de Madrid , Espanha

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Publicado

2018-09-06

Como Citar

VANZ, Samile Andrea de Souza; PANDIELLA DOMINIQUE, Andres; LASCURAIN SÁNCHEZ, María Luisa; SANZ CASADO, Elías. Rankings universitários internacionais e o desafio para as universidades brasileiras. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 23, n. 53, p. 39–51, 2018. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23n53p39. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n53p39. Acesso em: 30 dez. 2024.