Mediação da Informação e da Leitura: uma análise do livro ‘O Diário de Anne Frank’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e96931

Palavras-chave:

Mediação da Informação, Mediação da leitura, Diário de Anne Frank, Leitura mundo

Resumo

Objetivo: Aborda a importância da leitura do livro "O Diário de Anne Frank" nas ações de mediação da informação e leitura realizadas em bibliotecas com fins educacionais, focando na promoção dos direitos humanos. O estudo visa destacar como essa leitura pode contribuir para a reflexão crítica sobre desafios sociais contemporâneos, como diversidade, inclusão e combate à discriminação.

Método: Conduziu-se uma pesquisa qualitativa e exploratória com base em uma abordagem interpretativa da mediação da informação, leitura e referência crítica. A pesquisa fundamentou-se em uma revisão bibliográfica, centrando-se na obra "O Diário de Anne Frank" e concebendo a informação contida nessa obra como um instrumento de prática emancipatória.

Resultado: Consiste no agenciamento de ações que incentivem a leitura crítica e reflexiva, possibilitando a compreensão do contexto histórico de Anne Frank e sua relevância para as questões sociais contemporâneas, especialmente aquelas relacionadas à diversidade e direitos humanos. Almeja-se a criação de espaços de reflexão com abordagem didática voltados para a análise crítica da obra, visando o cumprimento da função social da leitura.

Conclusões: Entendeu-se de forma interpretativa que a leitura do livro "O Diário de Anne Frank" representa um testemunho histórico com diversas implicações para o público que o interpreta. Trata de uma série de tópicos relevantes que podem ser debatidos no contexto da leitura, contribuindo para a formação de perspectivas individuais e para a promoção dos direitos humanos. A mediação da informação e leitura emerge como uma ferramenta fundamental nas práticas bibliotecárias, possibilitando o estabelecimento de diálogos, a promoção da conscientização e educação nas bibliotecas em prol dos direitos humanos e da reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Alessandra Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGCI-UNESP). Mestra em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará

Jetur Lima de Castro, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGCI-UNESP). Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista

Possui Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1974), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) e Professor Colaborador do Mestrado Profissional da Universidade Federal do Cariri.

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

OLIVEIRA, Alessandra; CASTRO, Jetur Lima de; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da Informação e da Leitura: uma análise do livro ‘O Diário de Anne Frank’. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 29, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5007/1518-2924.2024.e96931. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/96931. Acesso em: 18 jul. 2024.

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