O Discurso do Sujeito Coletivo em publicações acadêmicas no Brasil: análise bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e97999

Palavras-chave:

Discurso do Sujeito Coletivo, Teoria das Representações Sociais, Análise Bibliométrica, Ciência da Informação, Atores sociais

Resumo

Objetivo: Levantar as dissertações e teses na área da Ciência da Informação (CI) que fizeram uso do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) a fim de expressar as opiniões de um determinado grupo de sujeitos, explorando a realidade social dos investigados. O Discurso do Sujeito Coletivo associado à Teoria das Representações Sociais (TRS) tem demonstrado contribuição em pesquisas descritivas de caráter social a fim de aproximar-se de uma realidade vivida pelos indivíduos, articulando representações sócio-históricas-coletivas e preocupando-se em auxiliar no processo informacional do coletivo.    

Método: Utiliza o método de pesquisa bibliométrico, com abordagem quantitativa e, objetivos descritivos e exploratórios, em que se analisou os dados de 50 pesquisas, entre 36 dissertações e 14 teses, coletadas na base da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD).

Resultados: A primeira dissertação que fez uso do DSC na área da CI foi no ano de 2005, quatro pesquisadoras utilizaram o método tanto na elaboração da dissertação como na tese, sendo o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina com o número mais expressivo de 20 estudos, 15 deles orientados por Souza, F. das C. de. As comunidades mais investigadas foram os bibliotecários atuantes em bibliotecas universitárias, escolares e comunitárias.

Conclusões: O uso do método do DSC na CI tem avançado lentamente, demonstrando pouca aderência na área e uma lacuna no que diz respeito as publicações que envolvem esse domínio, apesar de constatada certa regularidade de pesquisas. A variedade de sujeitos identificados nas análises demonstrou as múltiplas possibilidades da utilização do DSC em estudos que busquem resgatar as representações sociais, envolvendo o escopo da CI.  

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Biografia do Autor

Priscila Lopes Menezes, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é arquivista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina, início 2021. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso à informação, arquivo, ética, usuário, profissional de arquivo, gerenciamento de riscos em unidades informacionais.

Marcos Antônio de Moraes, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Marília) (2020). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2014). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Professor Colaborador do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (CIN/UEL). Bibliotecário na Biblioteca Pública Municipal de Londrina/PR. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq entre os anos de 2007/2008 e 2009. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Araucária entre os anos de 2009/2010. Bolsista de mestrado CAPES. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase nos temas: Biblioteconomia, Estudos Métricos da Informação (EMI), Análise de Citação, Arquitetura da Informação, Organização da Informação e do Conhecimento, Sistemas de Organização do Conhecimento (SOCs) e Vocabulários Controlados.

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

MENEZES, Priscila Lopes; MORAES, Marcos Antônio de. O Discurso do Sujeito Coletivo em publicações acadêmicas no Brasil: análise bibliométrica. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 29, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5007/1518-2924.2024.e97999. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/97999. Acesso em: 18 jul. 2024.

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