Modelos e experiências de competência em informação em contexto universitário

Autores/as

  • Fernanda Maria Melo Alves Universidad Carlos III de Madrid Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n41p83

Palabras clave:

Competência em informação, Modelos de competência em informação, Estudantes universitários

Resumen

O artigo indica alguns estudos diacrônicos de revisão e de comparação sobre competência em informação a nível mundial e investiga alguns modelos em contexto universitário e suas respectivas aplicações, descrevendo experiências realizadas com estudantes, em diferentes universidades e países. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Entre os resultados destaca-se a diversidade cronológica e geográfica dos modelos, bem como as suas diversas possibilidades de aplicação para a avaliação e o desenvolvimento da competência em informação de universitários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Maria Melo Alves, Universidad Carlos III de Madrid Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid e investigadora do grupo Cooperación Universitaria para la Información, Documentación, Enseñanza y Aprendizaje (CUIDEA). Atualmente, em estância pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL).

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL).

Citas

ANDRETTA, S. Information literacy: a practitioner’s guide Oxford: Chandos Publishing, 2005.

ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Information Literacy Competency Standards for Higher Education, da Association of College & Research Libraries. 2000. Disponível em: <http://www.ala.org/ala/mgrps/divs/acrl/standards/informationliteracycompetency.cfm>. Acesso em: 20 abr. 2014.

BAWDEN, D. Revisión de los conceptos de alfabetización Informacional y alfabetización digital. Anales de Documentación, n.5, p.361-408, 2002. Disponível em: <http://revistas.um.es/index.php/analesdoc/article/viewFile/2261/2251>. Acesso em: 20 abr. 2014.

BEHRENS, S. J. A conceptual analysis and historical overview of information literacy. College & Research Libraries, v.55, n. 4, p.309-323, 1994. Disponível em: <https://www.ideals.illinois.edu/handle/2142/41773>. Acesso em: 20 abr. 2014.

BERNHARD, P. Apprendre à maîtriser l’information : des habiletés indispensables dans une société du savoir ? Éducation et francophonie, v.26, n.1, 1998. Disponível em : <http://www.acelf.ca/c/revue/pdf/09-BERNHARD_vf.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2014.

_______. La formación en el uso de la información: una ventaja en la enseñanza superior. Situación actual. Anales de Documentación, n.5, p.409-435, ene. 2002. Disponível em: <http://revistas.um.es/analesdoc/article/view/2271/2261>. Acesso em: 20 abr. 2014.

BHOLA, H. L. Literacy. In: FEATHER, J.; STURGES, P. (eds.). International Encyclopaedia of Information and Library Science. London: Routledge, 1997. p. 277-280.

BOERISWATI, E. The implementing model of Empowering Eight for Information Literacy. 2012. Disponível em: <http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED535495.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2014.

BYRNE, A. La alfabetización informacional desde una perspectiva global: el desastre agudiza nuestras mentes. Anales de Documentación, n.8, p.7-20, 2005. Disponível em: <http://revistas.um.es/analesdoc/article/view/1571>. Acesso em: 24 abr. 2014.

CALZADA PRADO, F. J.; MARZAL, M. Á. Quince años de alfabetización en información: investigación internacional recogida en LISA, ERIC y SSCI entre 1990 y 2005. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, v.22, n.86-87, p.15-27, enero-junio, 2007. Disponível em: <http://doteine.uc3m.es/docs/CalzadaMarzal_BAAB07.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2014.

CAMPELLO, B; ABREU, V. L. F. G. Competência informacional e formação do bibliotecário. Perspect. Ciênc. Inf., Belo Horizonte, v.10, n.2, p. 178-193, jul./dez. 2005. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=12102>. Acesso em: 28 abr. 2014.

CMOR, D. Campus priorities and information literacy in Hong Kong Higher Education: a case study. Library Management, v.30, n.8/9, p.627-642, 2009. Disponível em: <http://repository.hkbu.edu.hk/cgi/viewcontent.cgi?article=1003&context=lib_ja.>. Acesso em: 28 abr. 2014.

CRUE/REBIUN. Manual para la formación en competencias informáticas e informacionales (CI2), 2013. Disponível em: <http://ci2.es/sites/default/files/documentacion/manual_ci2_completo.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2014.

DUPLESSIS. P. et al. Inventaire des concepts info-documentaires mobilisés dans les activités de recherche d’informa-tions en ligne. Nantes: Académie, 2005. Disponível em: <http://www.ac-nantes.fr:8080/peda/disc/cdi/reseau/crjrl05/jrl49-4.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2014.

DUZDIAK, E A. Infomation literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, p.23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/123>. Acesso em: 28 abr. 2014.

GASQUE, K. C. G. D. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem (e-book). Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2012. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/13025>. Acesso em: 8 abr. 2014.

GONZÁLEZ TERUEL, A. Los estudios de necesidades y usos de la información: fundamentos y perspectivas actuales. Gijón: Ediciones Trea, 2005.

IFLA. Declaração de Alexandria sobre competência informacional e aprendizado ao longo da vida. 2005. Disponível em: <http://archive.ifla.org/III/wsis/BeaconInfSoc-pt.html>. Acesso em: 28 abr. 2014.

______. Media and information literacy recommendations. 2008. Disponível em: <http://www.ifla.org/en/ifla-media-and-informationliteracyrecommendations>. Acesso em: 28 abr. 2014.

KHAN. Preface. Towards Information Literacy Indicators. In: CATTS, Ralph; LAU, Jesus. Paris: UNESCO, 2008. Disponível em: <http://www.uis.unesco.org/Library/Documents/wp08_InfoLit_en.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2014.

KUHLTHAU, C. Information Search Process (1985–2008). Last Updated October 2013. Disponível em: <http://comminfo.rutgers.edu/~kuhlthau/information_search_process.htm>. Acesso em: 28 abr. 2014.

KUHLTHAU, C. C.; MANIOTES, L. K.; CASPARI, A. K. Guided inquiry design: a framework for inquiry in your school. Santa Barbara, California: Libraries Unlimited, 2012.

LAU, J. Conceptual relationship of information literacy and media literacy in knowledge societies. Series of Research Papers, WSIS+10 Review. Paris: UNESCO, 2013. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/wsis/WSIS_10_Event/WSIS__Series_of_research_papers_Conceptual_Relationship_between_Information_Literacy_and_Media_Literacy.pdf#page=103>. Acesso em: 28 abr. 2014.

LE DEUFF, O. La culture de l’information : quelles littératies pour quelles conceptions de l’information ? In : VIème Colloque ISKO-France'2007, IUT. Université Paul Sabatier : Toulouse, 2007.

LIMBERG, L.; SUNDIM, O.; TALJA, S. In human IT. Journal for Information Technology Studies as a Human Science, v.11, n.2, p.91-128, 2012. Disponível em: <http://etjanst.hb.se/bhs/ith/2-11/llosst.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2014.

MACKEY, T. P.; JACOBSON, T. E. Reframing information literacy as a metaliteracy. College & Research Libraries, v.72, n.1, p.62-78, 2011. Disponível em: <http://crl.acrl.org/content/72/1/62.full.pdf+html>. Acesso em: 28 abr. 2014.

MARKLESS, S; STREATFIELD, D. R. Three decades of information literacy: redefining the parameters. In: Andretta, S. (ed.) Change and challenge: information literacy for the 21stCentury. Adelaide: Auslib Press, 2007.

MARZAL, M. Á. Evolución conceptual de la alfa¬betización en información a partir de la alfabetización múltiple en su perspectiva educativa y bibliotecaria. Investigación Bibliotecológica, v23, n.47, p.129-160, 2009. Disponível em: <http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3216649>. Acesso em: 28 abr. 2014.

______. La evaluación de los programas de alfabetización en información en la educación superior: estrategias e instrumentos. Revista de universidad y sociedad de conocimiento, v.7, n.2, 2010. Disponível em: <http://rusc.uoc.edu/ojs/index.php/rusc/article/view/v7n2-marzal/v7n2-marzal>. Acesso em: 28 abr. 2014.

MORING, C.; LLOYD, A. Analytical implications of using practice theory in workplace information literacy research. Information Research, v.18, n.3, 2013. Disponível em: <http://www.informationr.net/ir/18-3/colis/paperC35.html>. Acesso em: 28 abr. 2014.

THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, v.66, n.1, Spring, 1996. Disponível em: <http://newlearningonline.com/_uploads/multiliteracies_her_vol_66_1996.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2014.

PINTO, M.; CORDÓN, J. A.; GÓMEZ, R. Thirty years of information literacy (1977-2007): a terminological, conceptual and statistical analysis. Journal of Librarianship and Information Science, v.42, n.1, p.3-19, 2010. Disponível em: <http://lis.sagepub.com/content/42/1/3.short>. Acesso em: 28 abr. 2014.

PINTO, M. Alfabetización informativo-digital. E-COMS. Atualização em 13/04/2011. Disponível em: <http://www.mariapinto.es/e-coms/alfa_infor.htm>. Acesso em: 28 abr. 2014.

SINGH, J. Sense-making: information literacy for lifelong. Learning and knowledge management. DESIDOC Journal of Library & Information Technology, v.28, n.2, p.03-07, 2008. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:r99ArL3vv9QJ:publications.drdo.gov.in/ojs/index.php/djlit/article/viewFile/161/74+&cd=1&hl=es&ct=clnk&gl=pt>. Acesso em: 28 abr. 2014.

SCONUL. Information skills in higher education: a SCONUL position paper. 1999. Disponível em: <http://www.sconul.ac.uk/groups/information_literacy/seven_pillars.html>. Acesso em: 28 abr. 2014.

________. The Seven Pillars of information literacy model. 2004. Disponível em: <http://www.sconul.ac.uk/groups/information_literacy/seven_pillars.html>. Acesso em: 28 abr. 2014.

________. Learning outcomes and information literacy. 2004. Disponível em: <http://www.sconul.ac.uk/sites/default/files/documents/outcomes.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2014.

________. The SCONUL Seven Pillars of information literacy: core model. For higher education. 2011. Disponível em: <http://www.sconul.ac.uk/sites/default/files/documents/coremodel.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2014.

TOMÉ, M.C. A biblioteca escolar e o desafio da literacia da informação: um estudo empírico no Distrito de Viseu. 225f. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares) – Departamento de Ciências da Educação, Universidade Aberta, Lisboa, 2008. Disponível em: <https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1222/1/Tese.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2014.

URIBE-TIRADO, A. Interrelaciones entre veinte definiciones-descripciones del concepto de alfabetización informacional: propuesta de macro-definición. ACIMED, v.20, n.4, 2009. Disponível em: <http://bvs.sld.cu/revistas/aci/vol20_4_09/aci011009.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2014.

URIBE-TIRADO, A; CASTAÑO MUÑOZ, W. Information literacy competency standards for higher education and their Correlation with the cycle of knowledge generation. LIBER Quarterly, v.22, n.3, 2012. Disponível em: <https://liber.library.uu.nl/index.php/lq/article/view/URN%3ANBN%3ANL%3AUI%3A10-1-113941/8568>. Acesso em: 28 abr. 2014.

URIBE-TIRADO, A; URIBEII, A. La alfabetización informacional en las bibliotecas universitarias de Portugal. Visualización de los niveles de incorporación desde la información publicada en sus sitios Web. PRISMA.COM, n.15, 2011. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/16563/1/1091-4323-1-PB.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2014.

UNESCO. Media and information literacy. 2008. Disponível em: <http://portal.unesco.org/ci/en/ev.phpURL_ID=15886&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html>. Acesso em: 28 abr. 2014.

_________. Teacher training curricula for media and information literacy. Report of the International Expert Group Meeting. 2008. Disponível em:

<http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=27057&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html>. Acesso em: 28 abr. 2014.

UNESCO/IFLA. Declaração de Alexandria sobre competência informacional e aprendizado ao longo da vida. 2005. Disponível em: <http://archive.ifla.org/III/wsis/BeaconInfSoc-pt.html>. Acesso em: 28 abr. 2014.

VIRKU, S. Information literacy in Europe: a literature review. Information Research, v.8, n.4, 2003. Disponível em: <http://informationr.net/ir/8-4/paper159.html>. Acesso em: 28 abr. 2014.

ZURKOWSK, P.G. The information service environment relationships and priorities, related paper Nº 5. Washington, DC, National Program for Library and Information Services, 1974. Disponível em: <http://eric.ed.gov/PDFS/ED100391.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2014.

Publicado

2014-12-05

Cómo citar

MELO ALVES, Fernanda Maria; ALCARÁ, Adriana Rosecler. Modelos e experiências de competência em informação em contexto universitário. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 19, n. 41, p. 83–104, 2014. DOI: 10.5007/1518-2924.2014v19n41p83. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n41p83. Acesso em: 11 may. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a