A competência em informação nos currículos de Biblioteconomia do sul do Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e58479

Palabras clave:

Competência em Informação, Formação do Bibliotecário, Formação para a Competência em informação

Resumen

Objetivo: A pesquisa investigou a inserção de disciplinas que tratam de temas relacionados à competência em informação nos currículos dos cursos de Biblioteconomia da região sul do Brasil.

Metodologia: É caracterizada como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, inicialmente foi realizado um estudo documental a partir das matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia do Sul do país para identificar as disciplinas voltadas para a formação da competência em informação e em seguida foi enviado um questionário para os professores que ministravam as disciplinas identificadas na etapa documental, cujos dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo. 

Resultados: Entre os resultados pode-se salientar que além das disciplinas específicas de competência em informação algumas outras, como por exemplo, as de fontes de informação podem contribuir para a formação das habilidades dos estudantes no que diz respeito à busca, seleção e uso da informação. 

Conclusão: Embora alguns cursos ofertam disciplinas que contribuem para a formação da competência em informação, ainda se evidencia a necessidade de aprimoramento por parte das instituições de ensino superior visando a implementação mais efetiva desse conteúdo nos currículos dos cursos de Biblioteconomia. 

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Biografía del autor/a

Ana Maria Mendes Miranda, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL).

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Francisco. Professora Adjunto no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

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Publicado

2019-05-31

Cómo citar

MIRANDA, Ana Maria Mendes; ALCARÁ, Adriana Rosecler. A competência em informação nos currículos de Biblioteconomia do sul do Brasil. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 24, n. 55, p. 1–23, 2019. DOI: 10.5007/1518-2924.2019.e58479. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e58479. Acesso em: 17 may. 2024.

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