Disseminação, compartilhamento e apropriação da informação no Youtube: uma análise do canal LGBTQ “PÕE NA RODA”
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e67718Palabras clave:
Disseminação da Informação, Apropriação da informação, Comunidade LGBTQ, YouTube, Canal “Põe na Roda”Resumen
Objetivo: Ao abarcar o contexto histórico-social de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Queer (LGBTQ), compreende-se a existência de dimensões de visibilidade, via espaços físicos e virtuais, onde o fortalecimento de uma identidade trafega a ideia de movimento enquanto comunidade. Logo, este estudo investigou as maneiras pelas o canal do Youtube “Põe na Roda” trabalha com a disseminação da informação para a apropriação LGBTQ.
Métodos: Utilizou-se o método de pesquisa Netnografia, com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e aplicada, com a análise do vídeo intitulado “Opção Sexual: você nasceu ou virou hétero?”, a partir dos critérios de visibilidade ‘mais visualizações’ e ‘mais comentários’.
Resultados: A troca da informação é percebida pelo criador de conteúdo e pelas formas de relacionamento público-plataforma, dando ao usuário os recursos necessários ao como proceder em caso de alguma necessidade informacional relacionada ao gênero trabalhado. Fica evidente a preocupação e o comprometimento do criador de conteúdo enquanto um profissional disseminador da informação, seja na construção e no desenvolvimento dos seus vídeos, seja na manutenção de uma estrutura coerente do assunto abordado, contando que, ao mediar as informações aos seus usuários, ele se torna um pesquisador.
Conclusões: O movimento LGBTQ apropria-se de informações e proporciona a troca de conhecimentos entre eles e para com o criador de conteúdo do canal analisado. Observa-se, assim, a importância de plataformas como o Youtube para a Ciência da Informação, contando que esses ambientes cumprem para com o tratamento da informação e para com a geração de conhecimento em sociedade.
Descargas
Citas
ALMEIDA, G. B. C.; SOUSA, A. K. N. de; OLIVEIRA, H. P. C. Arquitetura da informação no contexto de gênero: uma análise do website da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 5, n. 3, p. 30-42, dez. 2018. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/5601. Acesso em: 10 jun. 2019.
BARRETO, A. A. A estrutura do texto e a transferência da informação. Datagramazero, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 1-14, jun. 2005.
BARROS, M. H. T. C. de. Disseminação da informação: entre a teoria e a prática. Marília: [s. n.], 2003.
BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2002.
CARVALHO, A. M. G. de. Apropriação da informação: um olhar sobre as políticas públicas sociais de inclusão digital. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/carvalho_amg_do_mar.pdf. Acesso em: 18 mar. 2019.
CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Zahar, 2013.
FACCHINI, R.; FRANÇA, I. L. De cores e matizes: sujeitos, conexões e desafios no Movimento LGBT brasileiro: sexualidad, salud y sociedad. Revista Latinoamericana, n. 3, p. 54-81, 2009.
FALLIS, D. Toward an Epistemology of Wikipedia, Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 59, n. 10, p. 1662-1674, 2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOHN, M. da G. O protagonismo da sociedade civil – movimentos sociais, ONGs e redes solidárias. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LAVALLE, A. G.; CASTELLO, G.; BICHIR, R. M. Quando novos personagens saem de cena: continuidades e mudanças na centralidade dos movimentos sociais. Politica e Sociedade, n. 5, out 2004.
LIMA, S. C. F. de; GERMANO, I. M. P. Visibilidade trans no Youtube em narrativas autobiográficas de Mandy Candy: as vicissitudes da obtenção de informações aliada ao entretenimento e a potencialidade do discurso trans em novas mídias. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 36., 2017, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/26854/55776. Acesso em: 06 jun. 2018.
LUVIZOTTO, C. K.; et. al. Comunicação e movimentos sociais: a atuação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação na internet. Revista Organicom, v.14, p.110 - 123,2017.
LUVIZOTTO, C. K. Luta árdua, penosa e duradoura In: GERALDES, E. C.; ET. AL. Um grito no ar – Comunicação e Criminalização dos Movimentos Sociais.1 ed. Brasília: Fac-UnB, p. 59-64, 2017.
MORESI, E. Metodologia de pesquisa. Brasília: Universidade Católica, 2003.
MURIEL-TORRADO, E.; GONÇALVES, M. Youtube nas bibliotecas universitárias brasileiras: quem, como e para o que é utilizado. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 22, n. 4, p. 98-113, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/35844. Acesso em: 22 ago. 2019.
PERUZZO, C. M. K. Representações dos movimentos populares na mídia e como eles se representam: visibilidade pública e perspectivas cívicas. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 14, n. 28 jul/dez. 2015, p. 31-49.
RAMOS, S. P. D.; SANTANA, M. de M.; SANTOS NETO, J. A. dos. mediação da informação no Youtube: uma análise dos vlogs sobre jogos eletrônicos. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., Londrina. Anais... Londrina, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/view/333/163. Acesso em: 06 jun. 2018.
SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Tradução de Ana Maria P. Cardoso. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.
SANTOS, P. L. V. A. da C.; VIDOTTI, S. A. B. G. Perspectivismo e tecnologias de informação e comunicação: acréscimos à Ciência da Informação? DataGramaZero, v.10, n. 3, 2009.
SHERER-WARREN, I.; LUCHMANN, L. H. Um panorama dos estudos sobre os movimentos sociais e a participação no Brasil. In: SHERER-WARREN, I.; LUCHMANN, L. H. (Orgs). Movimentos sociais e engajamento político: trajetórias e tendências analíticas. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2015.
VIANNA, C. P. O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 791-806, set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000300791&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 mar. 2018.
VOLPATO, A., ET. AL. Visibilidade Como Estratégia, Estratégias de Visibilidade: Movimentos sociais contemporâneos na internet. Revista ECO-Pós, 22(1), 352-383, 2019.
YOUTUBE. Sobre o YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/yt/about/pt-BR/. Acesso em: 06 jun. 2018.
YOUTUBE/CANALPOENARODA. Opção sexual... vc nasceu ou virou hétero? 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LvwXq1cUHAM. Acesso em: 21 jun. 2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Daniel Martínez-Ávila, Caroline Kraus Luvizotto, Jean Fernandes Brito, Rafaela Carolina Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.