Sobre a Revista

O Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) é uma publicação do Departamento de Física da UFSC, desde dezembro de 1984. É um periódico quadrimestral, arbitrado, indexado, direcionado prioritariamente para os cursos de Licenciatura em Física e amplamente utilizado em pós-graduações em Ensino de Ciências/Física e em cursos de aperfeiçoamento para professores do Nível Médio.

Recentemente, o CBEF passou a contar com cinco novas seções que visam contemplar temas atuais que vêm sendo pesquisados nas áreas de ensino da Física e de educação em Ciências:

- Desenvolvimento de materiais educativos;

- Ensino e aprendizagem de Ciências/Física;

- Formação de Professores de Ciências/Física;

- História, Filosofia e Sociologia da Ciência e ensino de Ciências/Física;

- Currículo de Ciências/Física.

Quatro seções relacionam-se a pesquisas teóricas ou empíricas e uma a materiais educativos desenvolvidos em diálogo com bases teóricas e metodológicas do ensino de Ciências/Física. Com essa nova organização da revista, pretende-se contribuir para uma maior inclusão de trabalhos e para melhor representar o estado da arte da pesquisa em ensino de Ciências/Física.

Idiomas: português, espanhol.

Notícias

Fechamento para novas submissões de artigos

2020-11-04

No momento, o sistema do CBEF está fechado para novas submissões de artigos em decorrência da necessidade de atualização da versão do sistema (OJS) até então utilizada. Tal atualização visa proporcionar aos autores e à Equipe Editorial  significativas melhorias no processo de submissão, editoração e edição dos artigos.

No entanto, tal mudança requer adaptações por parte da nossa Equipe, que já se encontra comprometida com um grande número de trabalhos em processo de avaliação, dado o crescente número de artigos que são submetidos à revista diariamente.

Em fevereiro, iremos reabrir o sistema para novas submissões.

Lamentamos qualquer inconveniente e agradecemos a compreensão.

Saiba mais sobre Fechamento para novas submissões de artigos

Edição Atual

v. 37 n. 2 (2020)
Publicado: 2020-08-12

Relatos e propostas de experiências didáticas

Atividades experimentais no ensino de Física

Bases Teóricas e Metodológicas do Ensino de Física mediadas por TICs

Espaços não formais no ensino de Física

Ver Todas as Edições

O CBEF passa a contar com cinco novas seções que visam contemplar temas atuais que vêm sendo pesquisados nas áreas de ensino de Física e de educação em Ciências:

- Ensino e Aprendizagem de Ciências/Física,

Desenvolvimento de Materiais Educativos,

- Formação de Professores de Ciências/Física,

- História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física e

- Currículo de Ciências/Física.

Quatro seções relacionam-se a pesquisas teóricas ou empíricas e uma a materiais educativos desenvolvidos em diálogo com bases teóricas e metodológicas do ensino de Ciências/Física. Com essa nova organização da revista, pretende-se contribuir para uma maior inclusão de trabalhos e para melhor representar o estado da arte da pesquisa em ensino de Ciências/Física.