Caderno Brasileiro de Ensino de Física

O Caderno Brasileiro de Ensino de Física é uma publicação quadrimestral, arbitrada, indexada, de circulação nacional, voltado prioritariamente para os cursos de formação de professores de Física.

v. 31, n. 1 (2014)

Sumário

Editorial

Editorial: Panorama da Educação brasileira PDF/A
Sônia S. Peduzzi, Luiz O. Q. Peduzzi, Sayonara Cabral da Costa 5-6

Relatos e propostas de experiências didáticas

Pensando a natureza da ciência a partir de atividades experimentais investigativas numa escola de formação profissional PDF/A
Clarice Parreira Senra, Marco Antonio Barbosa Braga 7-29
Uma proposta de sequência de ensino investigativa sobre quantidade de movimento, sua conservação e as leis de Newton PDF/A
Alex Bellucco, Anna Maria Pessoa de Carvalho 30-59

Atividades experimentais no ensino de Física

Uso de diodos emissores de luz (LED) de potência em laboratório de Óptica PDF/A
Luiz Pinheiro Cordovil da Silva, C. E. da Silva, A. M. Freitas, A. J. Santiago 60-77
Um equipamento demonstrativo de levitação magnética de uma bobina com automatização adaptada aos Museus de Ciência e Tecnologia PDF/A
Osmar Henrique Moura da Silva, Carlos Eduardo Laburú, Sérgio Mello Arruda, Irinéia Lourdes Batista 78-97
Acelerômetro eletrônico e a placa Arduino para ensino de física em tempo real PDF/A
Fábio Saraiva da Rocha, Guilherme Frederico Maranghello, Márcia Maria Lucchese 98-123
Projeto de um sensor de pressão manométrica para ensino de física em tempo real PDF/A
Fábio Saraiva da Rocha, Paulo Henrique Guadagnini 124-148

Física Geral

Evoluções numéricas a perder de vista PDF/A
Guilherme de Almeida 149-155
A massa de ar e a sua determinação analítica PDF/A
Guilherme de Almeida 156-166

Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem de Física

Levantamento das abordagens e tendências dos trabalhos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação apresentados no XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física PDF/A
Josué Antunes de Macêdo, Luciano Soares Pedroso, Marcos Rincon Voelzke, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo 167-197

Resenha

Science and the Citizen: Contemporary Issues and Controversies PDF/A
André Koch Torres Assis 198-204
Einstein PDF/A
Antonio Augusto Passos Videira 205-207

Informes

Livro “Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas” PDF/A
Maria Elice de Brzezinski Prestes 208-209


 

Creative Commons License
Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >