Ensino em Ação: uma análise das ações docentes e discentes em aulas de Física a partir da Teoria Ator-Rede
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e107548Palavras-chave:
Ensino em Ação, Teoria Ator-Rede, Ação Docente, Ação Discente, Ensino de FísicaResumo
Neste artigo exploramos o pressuposto de que as ações, docentes e discentes, que se desenvolvem em sala de aula, podem ser analisadas a partir do que denominamos Ensino em Ação. Duas questões de pesquisa são levantadas, uma teórica e outra prática: (1) O que é ou o que poderia ser o Ensino em Ação? (2) Como analisar o Ensino de Ciências, no caso o Ensino de Física, como um Ensino em Ação? Para responder à questão (1) operamos uma transposição dos pressupostos apresentados por Latour no livro Ciência em Ação para o campo do Ensino, chegando à conclusão de que o Ensino em Ação teria duas faces, uma pronta e outra em construção. Para responder à questão (2) coletamos dados a partir de gravações de aula síncrona de disciplina ofertada no mestrado profissional de uma universidade pública do estado do Paraná. Os resultados à questão (2) foram separados em duas partes. Na primeira parte apresentamos as categorias de ações docentes e discentes encontradas no episódio. Na segunda parte representamos, por meio de linhas do tempo, o fluxo das ações discursivas ao longo do episódio, enfatizando, em especial, as controvérsias que provocaram translações do docente e de estudantes. Ao final, com exceção de um estudante, todos os demais transladaram (se conectaram) ao discurso do professor. A conclusão geral é que a fase do fluxo discursivo em que aparecem as controvérsias, do ponto de vista defendido neste artigo, pode ser adequadamente caracterizada como o ensino em construção. A partir do momento em que a maioria dos estudantes adere (se conecta) ao discurso do professor, entramos em uma fase que corresponderia ao ensino pronto, na qual as controvérsias cessam. A nosso ver, a investigação das ações em sala de aula, tendo como base a ideia do Ensino em Ação, é uma abordagem promissora, podendo ser aplicada a outras disciplinas, níveis de ensino, e, inclusive, incorporar a ação de atores não humanos.
Referências
ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; BROIETTI, F. C. D. The Research Program on Teacher Action, Student Action and Their Connections (PROACTION): Fundamentals and Methodological Approaches. REPPE – Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Cornélio Procópio, v. 5, p. 215-246, 2021.
ARRUDA, S. M.; UENO, M. H.; GUIZELINI, A.; PASSOS, M. M.; MARTINS, J. B. O pensamento convergente, o pensamento divergente e a formação de professores de Ciências e Matemática. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 220-239, 2005.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2021.
CALLON, M. Some Elements of a Sociology of Translation: Domestication of the Scallops and the Fishermen of St Brieuc Bay. The Sociological Review, [s. l.], v. 32 (1 suppl), p. 196-233, 1984.
CHER, G. G.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; CORRÊA, H. E. R. Análise da criação dos Focos da Aprendizagem Científica por meio da Teoria Ator-Rede. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), Itapetininga, v. 5, p. 1-23, 2024.
CORRÊA, H. E. R.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; FIORUCCI, R. Reagregando a aprendizagem: uma perspectiva a partir da Teoria Ator-Rede. In: CORRÊA, H. E. R.; FIORUCCI, R.; PAIXÃO, S. V. (Org.). Educação (integral) para o século XXI: cognição, aprendizagens e diversidades. Bauru: Gradus Editora, 2021. p. 99-118.
CHARLOT, B. Da Relação com o Saber: Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
COSTA, T. Q. Uma abordagem ator-rede acerca da implementação de um experimento no ensino de física. 2023. 101 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
COUTINHO, F. A.; GOULART, M. I. M.; MUNFORD, D.; RIBEIRO, N. A. Seguindo uma lupa em uma aula de Ciências para a Educação Infantil. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 381-402, 2014.
COUTINHO, F. A.; SANTOS, V. M. F. S.; AMARAL, A. C. R.; SANTOS, M. I.; SILVA, F. A. R.; SILVA, A. J. Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de Translação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Educação de Jovens e Adultos. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 11, n. 3, p. 178-193, 2016.
COUTINHO, F. A.; VIANA, G. M. Teoria ator-rede e educação. Curitiba: Appris, 2019.
DANGUI, A. C. M.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M. A utilização da Teoria Ator-Rede no Ensino de Ciências: uma análise de artigos publicados em duas décadas em periódicos brasileiros. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 41, n. 2, p. 394-420, 2024.
FENWICK, T.; EDWARDS, R. Actor network theory in education. London: Routledge, 2010.
FOUCAULT, M. Gerir os ilegalismos. Entrevista concedida a Roger Pol-Droit, gravada em janeiro de 1975. In: POL-DROIT, R. Michel Foucault – entrevistas. São Paulo: Graal, 2006. p. 41-52.
GREIMAS, A. J.; COURTÉZ, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2021.
KUHN, T. A tensão essencial. Lisboa: Edições 70, 1989.
LATOUR, B. On recalling ANT. In: LAW, J.; HASSARD, J. (Ed.). Actor Network Theory and After. Oxford: Wiley, 1999.
LATOUR, B. Ciência em Ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: EDUFBA; Bauru: EDUSC, 2012.
LATOUR, B. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
LAW, J. After ANT: complexity, naming and topology. In: LAW, J.; HASSARD, J. (Ed.). Actor Network Theory and After. Oxford: Wiley, 1999.
LIMA, N. W.; OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. H. A não modernidade de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 2, p. 367-388, 2018.
OLIVEIRA, M. A. O laboratório didático de química: uma micronarrativa etnográfica pela ótica do conceito de articulação. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 1, p. 101-114, 2008.
PERON, T. S.; GUERRA, A. Construindo a Caixa-Preta da Dualidade Onda-Partícula de Louis de Broglie em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 21, e21890, p. 1-30, 2021.
POPPER, K. R. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1975.
RIBEIRO, P. T. de C.; LIMA, M. R. de. Teoria Ator-Rede e Educação: uma revisão sistemática. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 27, e27043, p. 1-18, 2022.
RITZER, G. Actor Network Theory. In: RITZER, G. (Ed.). Encyclopedia of Social Theory. Thousand Oaks: Sage Publications, 2005.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
VENTURINI, T. Diving in magma: how to explore controversies with actor-network theory. Public understanding of science, [s. l.], v. 19, n. 3, p. 258-273, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.

Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >
