Ensino em Ação: uma análise das ações docentes e discentes em aulas de Física a partir da Teoria Ator-Rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e107548

Palavras-chave:

Ensino em Ação, Teoria Ator-Rede, Ação Docente, Ação Discente, Ensino de Física

Resumo

Neste artigo exploramos o pressuposto de que as ações, docentes e discentes, que se desenvolvem em sala de aula, podem ser analisadas a partir do que denominamos Ensino em Ação. Duas questões de pesquisa são levantadas, uma teórica e outra prática: (1) O que é ou o que poderia ser o Ensino em Ação? (2) Como analisar o Ensino de Ciências, no caso o Ensino de Física, como um Ensino em Ação? Para responder à questão (1) operamos uma transposição dos pressupostos apresentados por Latour no livro Ciência em Ação para o campo do Ensino, chegando à conclusão de que o Ensino em Ação teria duas faces, uma pronta e outra em construção. Para responder à questão (2) coletamos dados a partir de gravações de aula síncrona de disciplina ofertada no mestrado profissional de uma universidade pública do estado do Paraná. Os resultados à questão (2) foram separados em duas partes. Na primeira parte apresentamos as categorias de ações docentes e discentes encontradas no episódio. Na segunda parte representamos, por meio de linhas do tempo, o fluxo das ações discursivas ao longo do episódio, enfatizando, em especial, as controvérsias que provocaram translações do docente e de estudantes. Ao final, com exceção de um estudante, todos os demais transladaram (se conectaram) ao discurso do professor. A conclusão geral é que a fase do fluxo discursivo em que aparecem as controvérsias, do ponto de vista defendido neste artigo, pode ser adequadamente caracterizada como o ensino em construção. A partir do momento em que a maioria dos estudantes adere (se conecta) ao discurso do professor, entramos em uma fase que corresponderia ao ensino pronto, na qual as controvérsias cessam. A nosso ver, a investigação das ações em sala de aula, tendo como base a ideia do Ensino em Ação, é uma abordagem promissora, podendo ser aplicada a outras disciplinas, níveis de ensino, e, inclusive, incorporar a ação de atores não humanos.

Biografia do Autor

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1978 a 2016 (atualmente professor sênior). Foi Professor Visitante Sênior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 2017 a 2019. Atualmente é: professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL); professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP). Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 1D. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4149-2182

Henrique César Estevan Ballestero, Universidade Estadual de Londrina

Henrique César Estevan Ballester possui graduaçao em Física e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Atualmente trabalha como Professor-Colaborador do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Hugo Emmanuel da Rosa Corrêa, Instituto Federal do Paraná

Hugo Emmanuel da Rosa Corrêa possui Graduação em História e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. É professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Jacarezinho, Paraná.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel e Licenciada em Matemática  e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora Senior da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista Produtividade do CNPQ - nível 2

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

Arruda, S. de M., Ballestero, H. C. E., Corrêa, H. E. da R., & Passos, M. M. (2025). Ensino em Ação: uma análise das ações docentes e discentes em aulas de Física a partir da Teoria Ator-Rede. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(3), 628–652. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e107548

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

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