Possíveis percursos no imaginário de estudantes de licenciatura em Física sobre funções e funcionamento da avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p479

Resumo

Dada a complexidade e os múltiplos sentidos que podem ser atribuídos à palavra avaliação, pensada, entre outras possibilidades, enquanto verificação de conhecimento, de disciplina, de controle de valores e atitudes, neste estudo, buscamos compreendê-la a partir de estudos voltados para essa atividade e de noções da análise de discurso pecheutiana. Na parte empírica analisamos respostas, de três licenciandos em quatro anos consecutivos, para a questão: Qual o significado da "prova" (avaliação) para você? Nessa análise buscamos responder a seguinte questão: Como o imaginário, sobre função e funcionamento da prova/avaliação, de estudantes de um curso de formação inicial de professores de física, se modificou ao longo do curso? Os resultados apontam o papel da memória discursiva dos estudantes em seus imaginários.

Biografia do Autor

Maria José Pereira Monteiro de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (USP), com Mestrado e Doutorado pela mesma Universidade e Livre Docência em Metodologia de Ensino – Física, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), de onde é aposentada como titular. Atualmente é professora colaboradora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais, atuando como professora permanente nos programas de pós-graduação da Faculdade de Educação e no Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática.

Roberto Nardi, Universidade Estadual Paulista, Bauru

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) (1972), Mestre em Science Education pela Temple University, Filadélfia, EUA (1978), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) (1989) e Pós-doc na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2004-2005). Atualmente, é docente Associado no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, UNESP, campus de Bauru, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, da mesma universidade, Editor da revista Ciência & Educação e presidente da Comissão de Ensino (C14) da International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP).

Fabiano Willian Parma, Mestrando da Universidade Estadual Paulista, Bauru

Mestrando da Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru.

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

Almeida, M. J. P. M. de, Nardi, R., & Parma, F. W. (2020). Possíveis percursos no imaginário de estudantes de licenciatura em Física sobre funções e funcionamento da avaliação. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(2), 479–493. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p479

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física

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