Educational policies in movement in democratic society

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e97593

Keywords:

Physics Education, Educational Policies, New High School

Abstract

About two years after the publication of the editorial "BNCC, High School Reform and BNC-Formation: a privatist, minimalist utilitarian package that needs to be revoked", we reflect on the current scenario of public policies and the negative effects observed with the implementation of the National Common Curricular Basis (BNCC) and Secondary Education Reform (REM). In the context of teacher training, we believe that progress will be possible with the revocation of the Guidelines for teacher training approved in 2019.

Author Biographies

Fernanda Ostermann, Federal University of Rio Grande do Sul

É Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem Mestrado e Doutorado na área de ensino de Física, ambos também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por concurso público, ingressou como professora, em 1994, no Departamento de Física dessa universidade e, atualmente, ocupa o cargo de Professora Associado II. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. É líder de grupo de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de Física Moderna e Contemporânea, abordagem sociocultural no ensino de Física.

Flavia Rezende, Federal University of Rio de Janeiro

Licenciada em Física pela UFRJ em 1980, mestra em Educação pela UFRJ em 1988, doutora em Educação na PUC-Rio, em 1996. Em 1997, iniciou como docente no Programa de Pós-graduação em Ciências e Saúde do NUTES-UFRJ, tendo atuado como vice-coordenadora por 10 anos e como coordenadora no período 2010-2011. A experiência como lead editor no periódico Cultural Studies of Science Education (Springer), a partir de 2012, trouxe a oportunidade de desenvolver uma maior apropriação da perspectiva sociocultural na área de Educação em Ciências, em âmbito internacional. Em 2015, concentrou suas atividades de pesquisa e de orientação como docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física da UFRGS. Na função de editora associada do periódico Caderno Brasileiro de Ensino de Física, vem contribuindo para a melhor identificação da revista com a área.

References

CASSIO, F.; GOULART, D. C. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Revista Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 285-293.

FRIGOTTO, G. O “novo ensino médio”: traição à juventude que frequenta a escola pública. Brasil de Fato, Rio de Janeiro, 05 de novembro de 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/11/05/analise-o-novo-ensino-medio-traicao-a-juventude-que-frequenta-a-escola-publica. Acesso em: 05 nov. 2021.

GABRIEL, C. T. Conhecimento escolar e emancipação: uma leitura pós-fundacional. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 159, p. 104-130, 2016.

LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonía y estrategia socialista: hacia una radicalización de la democracia. Madrid, España: Siglo XXI, 1987.

MINTO Educação superior no PNE (2014-2024): apontamentos sobre as relações público-privadas. Revista Brasileira de Educação, v. 23 e230011, 2018.

OSTERMANN, F.; REZENDE, F. (2021) Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 3, p. 1381-1387.

REZENDE, F.; GUERRA, A.; OSTERMANN, F. (2023). Political demands in Brazilian Science education. In: Science Education for post-pandemic worlds. NY: Springer (no prelo).

Published

2023-12-14

How to Cite

Ostermann, F., & Rezende, F. . (2023). Educational policies in movement in democratic society. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(3), 473–476. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e97593

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 > >>