História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensino

Autores/as

  • Enoque Rinaldi Colégio Granbery Juiz de Fora – MG
  • Andreia Guerra CEFET Rio de Janeiro – RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n3p653

Resumen

O presente trabalho apresenta e avalia um projeto pedagógico que visa responder à seguinte questão: o conhecimento e a manipulação, pelos alunos, de aparatos experimentais históricos pode ser um caminho para discutir o processo de construção da ciência e, assim, diminuir o distanciamento entre o ensino de Física e a tecnologia? O projeto foi desenvolvido ao longo de dez encontros com alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Médio, numa escola que possui, em sua grade curricular, um espaço destinado à Oficina de Iniciação Científica. Nos encontros, os alunos desenvolveram atividades experimentais, discutiram textos narrativos sobre o desenvolvimento do eletromagnetismo e construíram um transmissor de ondas eletromagnéticas rudimentar, baseado no Arco de Poulsen. Os resultados indicam que o conhecimento e a manipulação, pelos alunos, de aparatos experimentais históricos pode ser um caminho para trazer às aulas de Física discussões em torno do processo de construção da Ciência e da Tecnologia e, assim, diminuir o distanciamento entre o ensino de Física e a tecnologia.

Publicado

2011-01-01

Cómo citar

Rinaldi, E., & Guerra, A. (2011). História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensino. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 28(3), 653–675. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n3p653

Número

Sección

Relatos e propostas de experiências didáticas

Artículos más leídos del mismo autor/a