Física Quântica no ensino médio: uma análise bakhtiniana de enunciados em livros didáticos de Física aprovados no PNLDEM2015

Autores

  • Nathan Willig Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Ostermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Claudio Jose de Holanda Cavalcanti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p435

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma análise dos enunciados sobre Física Quântica presentes nas quatorze obras de Física aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio em 2015. Utilizamos a Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin como referencial teórico metodológico com o objetivo de avaliar quais são as abordagens utilizadas pelos autores para introduzir a Física Quântica, quais os conceitos apresentados e quais visões epistemológicas são veiculadas nessas apresentações. Nossos resultados indicam que todos os livros optam por uma abordagem histórica, restringindo-se à velha Física Quântica. Os conceitos apresentados e a sequência de apresentação em trezes livros são praticamente idênticos aos encontrados em livros de Física Moderna utilizados no ensino superior, cometendo, inclusive, os mesmos erros historiográficos. Isso sugere que os autores veiculam os enunciados que aprenderam em suas formações sem um aprofundamento crítico. Todos os livros apresentam uma escolha lexical que pode ser associada à epistemologia positivista e treze livros apresentam uma estrutura composicional que se alia à mesma visão, a qual é considerada epistemologicamente ultrapassada. A apresentação reducionista presente nos livros didáticos atuais indica a necessidade de se avançar em abordagens de Física Quântica que rompam com a perspectiva positivista hegemônica.

Biografia do Autor

Nathan Willig Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Bacharelado em Física com linha de formação em Física Médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014) e mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela mesma universidade (2016). Atualmente, é aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Transporte de Radiação e Simulação Computacional. Tem interesse em Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin e em Ensino de Física Quântica.

Fernanda Ostermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem mestrado e doutorado na área de ensino de Física, ambos também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De 1989 a 1992, atuou como professora de Física na rede estadual de ensino de Porto Alegre. Por concurso público, ingressou como professora, em 1994, no Departamento de Física da UFRGS. Atualmente, ocupa o cargo de Professora Titular e é membro permanente do Programa de Pós-graduação em ensino de Física. Foi coordenadora desse Programa no período de novembro de 2006 a fevereiro de 2010. É vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados - ILEA. É também editora-adjunta do Caderno Brasileiro de Ensino de Física e líder de grupo de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: perspectiva sociocultural no ensino de Física, formação de professores e ensino de Física Moderna e Contemporânea.

Claudio Jose de Holanda Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Física pela mesma universidade (2001). Por aprovação em concurso público, desde junho de 2006, é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Modernização Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino médio e outros temas relevantes em Ensino de Física.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Lima, N. W., Ostermann, F., & de Holanda Cavalcanti, C. J. (2017). Física Quântica no ensino médio: uma análise bakhtiniana de enunciados em livros didáticos de Física aprovados no PNLDEM2015. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(2), 435–459. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p435

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>