A aprendizagem da linguagem física em um curso de introdução à Mecânica Clássica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p2

Resumen

Este estudo aborda a aprendizagem da linguagem física, segundo os pressupostos estabelecidos por Thomas Kuhn em A Estrutura das Revoluções Científicas e outros escritos. Trata-se de um estudo de caso, onde investigamos a aprendizagem do estudante A5 durante um curso introdutório de Mecânica Clássica. Por meio de seus relatos e resoluções de problemas foi possível concluir que as proposições de Kuhn são confirmadas no que diz respeito ao aprendizado da ciência Física e que estão relacionados aos efeitos e à utilização da linguagem pelo estudante. O principal destaque no processo de aprendizagem de A5 refere-se à expansão de seu léxico ou vocabulário. Com a análise dos dados coletados pudemos constatar que essa expansão se deu durante as aulas por meio de procedimentos didáticos instaurados pelo docente, que se pautava em explicações simples e diretas e na utilização contínua de exemplos. Por conseguinte, com as resoluções dos problemas propostos pelo professor, o estudante A5 demonstrou em suas manifestações e registros os processos de interpretação, principalmente durante o módulo de Lagrange. Fica evidente nesse processo que a Mecânica Lagrangiana, por exemplo, se enquadrou como um novo vocabulário adquirido por A5.

Biografía del autor/a

Henrique Estevan Ballestero, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Física (UEL, 2003), Especialista em Ensino de Física (UEL, 2006), Mestre (2009) e Doutor (2014) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi professor de diversas instituições particulares e públicas de Ensino Médio e Superior. Atualmente é professor temporário da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Umuarama.

Sergio Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1978 a 2016. Atualmente é Professor Sênior da UEL e Professor Visitante Sênior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestra em Matemática (UEL, 1989), Mestra em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Foi professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Atualmente é Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2018-04-25

Cómo citar

Ballestero, H. E., Arruda, S. M., & Passos, M. M. (2018). A aprendizagem da linguagem física em um curso de introdução à Mecânica Clássica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(1), 2–19. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p2

Número

Sección

Pesquisa em Ensino de Física

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>