Ensino de laboratório em uma disciplina de Física Básica voltada para cursos de Engenharias: análises e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n2p258Resumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar resultados de uma investigação sobre os efeitos e o papel de atividades de laboratório na aprendizagem da Física a partir da perspectiva dos próprios estudantes de cursos de Engenharias. Os estudos partiram de uma hipótese inicial de pesquisa que considerou a possibilidade de esses estudantes perceberem a Física, em especial as atividades práticas, de um viés menos teórico e mais voltado à aplicabilidade dos princípios, leis e teorias físicas. Os resultados indicaram que a hipótese de trabalho se confirma em boa medida e que a introdução de uma proposta de trabalho para as aulas experimentais baseada em situação-desafio se mostrou mais efetiva e ofereceu vantagens didáticas e epistêmicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >