Reflexões sobre o “corpo In’perfeito”: o Cena 11 e as relações entre arte e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O presente trabalho pretendeu investigar as relações entre arte, ciência e tecnologia, tomando a dança híbrida como uma possibilidade de desenvolver esta análise. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritivo-exploratória, de cunho bibliográfico, contando com um estudo de caso desenvolvido a partir da proposta da companhia de dança Cena 11, como um campo exemplar para esta análise. Para isto, realizamos observação de um conjunto de treinos, assim como de espetáculos ao vivo, ensaios e vídeos do grupo. Neste artigo, destacamos dois eixos para a análise deste conteúdo. O primeiro aborda a dança das técnicas: percepção física e clássica na arte do Cena 11, configurando-se a análise da preparação física do grupo; o segundo versa sobre o papel da tecnologia acoplada ao corpo nos espetáculos do grupo Cena 11, que caracterizou a análise da forma como a arte do grupo se apresenta ao público.Downloads
Publicado
2004-01-01
Como Citar
ABRÃO, Elisa; SILVA, Ana Márcia. Reflexões sobre o “corpo In’perfeito”: o Cena 11 e as relações entre arte e tecnologia. Motrivivência, Florianópolis, n. 23, p. 45–60, 2004. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2020. Acesso em: 12 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).