Música, corpo e Educação Física

Autores

  • Renato Izidoro da Silva Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe
  • Fabio Zoboli Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p125

Resumo

Este ensaio contempla uma revisão teórica sobre a música e suas relações com o corpo sob uma perspectiva filosófica, antropológica e histórica, relativamente distanciada da Educação Física, mas próxima da música e do corpo. A música na Educação Física sempre apareceu atrelada à esfera da dança e da ginástica na sua íntima relação com o ritmo, além de ter afinidade com os jogos, as brincadeiras e o canto. Livre de convenções e formalidades metodológicas, este ensaio tem o objetivo de ampliar o diálogo com as pesquisas sobre música na Educação Física, tentando perspectivar tensões com outros estudos e pesquisadores.

Biografia do Autor

Renato Izidoro da Silva, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade federal de Sergipe - UFS. Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade: cultura, política e sociedade" e do Grupo de pesquisa LaboMídia UFS. Membro do grupo "LaboMídia".

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade federal de Sergipe - UFS. Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade: cultura, política e sociedade" e do Grupo de pesquisa LaboMídia UFS.

Downloads

Publicado

2015-05-04

Como Citar

da Silva, R. I., & Zoboli, F. (2015). Música, corpo e Educação Física. Motrivivência, 27(44), 125–141. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p125

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)