Crianças, infância e escolarização: tessituras na transição da educação infantil para o ensino fundamental de nove anos

Autores

  • Marciel Barcelos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p84

Resumo

O presente artigo busca compreender as concepções de crianças, infância e escolarização dos praticantes dos cotidianos (professores com formação em Educação Física, professora regente com formação em Pedagogia e coordenador de turno com formação em Educação Física da EMEF “Espírito Santo”). Para tanto, caracterizou-se como um estudo de caso etnográfico e utilizou, como fontes, narrativas produzidas por meio de registros de campo, entrevista e grupos de conversa. Os dados evidenciam a criação de estratégias para incorporar nas crianças culturas escolares. Esse caminho é produzido pelas experiências dos autores cotidianos em produzir momentos que articulem as práticas culturais das crianças com as intencionalidades do Ensino Fundamental de nove anos.

 

Biografia do Autor

Marciel Barcelos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Educação Física - PPGEF/Ufes; membro Proteoria; Vitória/ES, Brasil, E-mail: marcielbarcelos@gmail.com

 

Endereço Postal: Rua Vinicius de Moraes, nº 09. Bairro Cruzeiro do Sul, Cariacica/ES. CEP: 29144-011

Telefone: (27) 99955-7686

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação. Professor do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFES. Vitória/Espírito Santo, Brasil. E-mail: wagnercefd@gmail.com

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação. Professor do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFES. Vitória/Espírito Santo, Brasil. E-mail: amariliovix@gmail.com

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Publicado

2015-09-14

Como Citar

Barcelos, M., Santos, W. dos, & Ferreira Neto, A. (2015). Crianças, infância e escolarização: tessituras na transição da educação infantil para o ensino fundamental de nove anos. Motrivivência, 27(45), 84–101. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p84

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