Resenha do livro: Educação Física e sexualidade: desafios educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83377Resumo
O presente texto apresenta uma resenha do livro “Educação Física e sexualidade: desafios educacionais”, organizado por Priscila Gomes Dornelles, Ileana Wenetz e Maria Simone Vione Schwengber, publicado pela Editora Unijuí em 2017. A obra é composta por seis capítulos, com pesquisas de renomados(as) pesquisadores(as) que se propuseram a investigar as possíveis relações entre as questões de gênero e sexualidade no âmbito da Educação Física, evidenciando as contribuições desse campo de conhecimento nos processos de fortalecimento de perspectivas de gênero e sexualidade determinadas a partir das características anatômicas e fisiológicas de cada sujeito. Em síntese, as pesquisas apresentadas servem como um indicativo de que a Educação Física escolar se caracteriza como uma disciplina que, seja a partir dos seus discursos, seja pelas práticas pedagógicas ou silenciamentos, potencializa a normalização de comportamentos fundamentados pela conexão e dependência entre as categorias sexo-gênero-sexualidade.
Referências
WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione; DORNELLES, Priscila Gomes. Educação Física e sexualidade: desafios educacionais. Ijuí: Unijuí, 2017.
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