Resenha do livro: Educação Física e sexualidade: desafios educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83377

Resumo

O presente texto apresenta uma resenha do livro “Educação Física e sexualidade: desafios educacionais”, organizado por Priscila Gomes Dornelles, Ileana Wenetz e Maria Simone Vione Schwengber, publicado pela Editora Unijuí em 2017. A obra é composta por seis capítulos, com pesquisas de renomados(as) pesquisadores(as) que se propuseram a investigar as possíveis relações entre as questões de gênero e sexualidade no âmbito da Educação Física, evidenciando as contribuições desse campo de conhecimento nos processos de fortalecimento de perspectivas de gênero e sexualidade determinadas a partir das características anatômicas e fisiológicas de cada sujeito. Em síntese, as pesquisas apresentadas servem como um indicativo de que a Educação Física escolar se caracteriza como uma disciplina que, seja a partir dos seus discursos, seja pelas práticas pedagógicas ou silenciamentos, potencializa a normalização de comportamentos fundamentados pela conexão e dependência entre as categorias sexo-gênero-sexualidade.

Biografia do Autor

Beatriz Barreto e Silva, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física

pela Universidade Federal de Sergipe

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura

e Educação Física - GEPESCEF, da Universidade Federal de Sergipe

Bolsista de Iniciação Científica (COPES/UFS/CNPq)

Cristiano Mezzaroba, UFS

Doutor em Educação/UFSC

Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Educação Física, São Cristóvão/SE, Brasil

Referências

WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione; DORNELLES, Priscila Gomes. Educação Física e sexualidade: desafios educacionais. Ijuí: Unijuí, 2017.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Silva, B. B. e ., & Mezzaroba, C. (2021). Resenha do livro: Educação Física e sexualidade: desafios educacionais. Motrivivência, 33(64), 1–10. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83377

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>