Identidade(s), cultura escolar e subjetividades: os fios que constituem o processo de socialização docente dos professores de Educação Física iniciantes na carreira docente

Autores

  • Jéssica Serafim Frasson UFRGS
  • Elisandro Schultz Wittizorecki UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e54326

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os elementos que constituem o processo de socialização docente de professores de Educação Física iniciantes na carreira docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa etnográfica com dois professores de Educação Física, em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Utilizamos como instrumentos de obtenção de informações o diário de campo e a entrevista semiestruturada. Neste estudo, compreendemos a socialização docente como um processo, constituída por uma tríade: identidades, cultura escolar e subjetividades. Compreendemos também que a socialização docente é um fenômeno complexo, não linear e que se constrói em momentos de individualização e em momentos de coletividade, de forma dialética. Estudar esse processo significou compreender os tempos e espaços de cada sujeito envolvido e, ainda, o seu meio social.

Biografia do Autor

Jéssica Serafim Frasson, UFRGS

Doutoranda na UFRGS

Universisde Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

jehfrasson@hotmail.com

Rua Felizardo, 486, apto A, bloco 101, Jardim Botânico, CEP: 90690-200

(048) 99627-1427

 

Elisandro Schultz Wittizorecki, UFRGS

Doutor em Ciências do Movimento Humano na UFRGS

Professor do Progrma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanona Universidade FEderl do Rio GRande do Sul

Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

elisandro.wittizorecki@ufrgs.br

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Publicado

2019-03-18

Como Citar

Frasson, J. S., & Wittizorecki, E. S. (2019). Identidade(s), cultura escolar e subjetividades: os fios que constituem o processo de socialização docente dos professores de Educação Física iniciantes na carreira docente. Motrivivência, 31(57). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e54326

Edição

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