A saúde de quem? Uma etnografia crítica sobre a saúde na Educação Física do ensino médio de uma escola da rede estadual pública de Uruguaiana-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83892

Resumo

Investigamos como o tema saúde é significado na cultura compartilhada por professores de Educação Física (EF) e estudantes do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Educação em Uruguaiana/RS. Para o trato teórico-metodológico utilizamos as lentes da etnografia crítica para compreender a realidade particular do contexto cultural da EF escolar a partir das relações didático-metodológicas entre estudantes e professores, adotando cuidados éticos. O trabalho de campo envolveu a observação, registros no diário de campo, entrevistas semiestruturadas, diálogos e análise documental, tendo a duração de 15 meses. A análise foi desenvolvida ao longo da pesquisa, respeitando a triangulação das informações e preservando os pressupostos de validez interpretativa. Os significados de saúde compartilhados na cultura de EF da escola Rio Uruguai estão ancorados num modelo biomédico de saúde, alinhados a uma lógica individualizante que não dialoga com a formação de uma juventude crítica.

Biografia do Autor

Mauren Lúcia Braga de Araújo, UNIPAMPA

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física DIMEEF- UFRGS, pesquisadora coordenadora do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física -NEPEF- UNIPAMPA. Atuou como coordenadora de Área do PIBID 2014-2018 - Educação Física da UNIPAMPA. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS (2020). Mestra em Saúde Coletiva pela ULBRA (2008) e especialista em Saúde Coletiva pela ULBRA (2006). Graduada em Educação Física - Licenciatura plena- pela Universidade Luterana do Brasil (2002). Experiência na área de Educação Física e Saúde Coletiva, atuando nos seguintes temas: Cultura Escolar, Didática e Métodos de ensino da Educação Física, Etnografia e Atividade Física e Saúde Pública.

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Associado da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano atuando na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2010); Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2008); Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2003); Graduado em Educação Física - Licenciatura plena - pelo IPA (1991). Coordenador do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física (DIMEEF/UFRGS). Experiência na Área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Paulo Freire, Educação Física Escolar Crítico-Libertadora, Educação Crítica e Educação Libertadora, Etnografias e Autoetnografias Críticas.

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Publicado

2022-04-19

Como Citar

Braga de Araújo, M. L., & Bossle, F. (2022). A saúde de quem? Uma etnografia crítica sobre a saúde na Educação Física do ensino médio de uma escola da rede estadual pública de Uruguaiana-RS. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83892

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