Na mira dos funcionários municipais: considerações acerca das infrações de postura nos distritos suburbanos do Rio de Janeiro no início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9222.2013v5n9p75Palavras-chave:
Infração de posturas, Rio de Janeiro, SubúrbiosResumo
O presente artigo tem como objetivo traçar um panorama da aplicação de multas por infração de posturas no Rio de Janeiro, no início do século XX, sobretudo nos distritos suburbanos. Tal proposta tem como intenção dialogar com a historio- grafia que trata das reformas urbanas empreendidas na cidade nessa época, procu- rando compreender os mecanismos adotados pelo poder público para garantir o cumprimento da legislação municipal, bem como os conflitos oriundos dessas me- didas. Nesse sentido, foram analisadas as diferenças entre as autuações realizadas nos distritos urbanos e suburbanos, as multas mais recorrentes, as estratégias em- pregadas pelos infratores para não pagá-las, entre outras questões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista Mundos do Trabalho os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.