Cidades-Empresa numa cadeia produtiva transnacional: Dimensões Sociais e Ambientais da Produção de Alumínio em Porto Trombetas, Brasil, e Årdal, Noruega
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9222.2014v6n11p107Palavras-chave:
alumínio, cadeia produtiva internacional, meio-ambienteResumo
Este artigo discute o impacto da produção de alumínio nas comunidades de Porto Trombetas, localizada no estado do Pará, e Årdal, na Noruega. O artigo tem como foco principal a comparação das condições de trabalho locais desses dois grupos de trabalhadores, considerando também o impacto social e ambiental dessa cadeia produtiva transnacional. No Brasil, este estudo analisa, em particular, as relações de trabalho no setor do alumínio durante o período da ditadura militar. Acredita-se que a natureza da produção, assim como as características das comunidades locais e o contexto político e social de diferentes países, propiciem análises comparativas interessantes que apontam diferenças e similaridades entre as cidades-empresa (company towns).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista Mundos do Trabalho os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.