A escola diante do multifacetado espaço rural

Autores

  • Célia Regina Vendramini UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre a escola situada no espaço rural, com base em três eixos: as características do meio rural catarinense; as transformações que vêm ocorrendo neste  espaço e o sentido da escola. Nosso propósito é o de  reacender o debate sobre a escola e o mundo rural, tendo
em vista o grande desenvolvimento tecnológico junto à  crescente miséria da população que vive e trabalha neste  espaço, evidenciando a desigualdade e a barbárie presente na  sociedade brasileira. A escola, que nasceu com intenção
de promover o desenvolvimento social, de conter a migração  para as cidades, de levar a cultura urbana para o atrasado  colono, precisa ser repensada, por meio da superação da  divisão campo e cidade e com base nas experiências
políticas e educativas que vêm sendo construídas pelos  trabalhadores rurais organizados.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Vendramini, C. R. (2004). A escola diante do multifacetado espaço rural. Perspectiva, 22(1), 145–165. https://doi.org/10.5007/%x

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)