Conhecimento e Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n2p551Resumo
Trata-se o presente texto de uma reflexão em torno das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP) que dá nova ordenação ao curso de Pedagogia no Brasil. O objetivo central foi verificar que relações se estabelecem entre formação para a docência – principal função da futura Licenciatura em Pedagogia – e produção de conhecimento, o lugar reservado para a pesquisa nas DCNP e o seu escopo na formação do professor. Para tanto, examinamos dois documentos fundamentais: o Parecer CNE/CP nº. 5/2005 (BRASIL, 2005) e a Resolução CNE/CP nº. 1/2006 (BRASIL, 2006). Em ambos verificamos a concepção de conhecimento presente e, com base em literatura específica, avançamos uma crítica que evidencia a produção do conhecimento na Licenciatura em Pedagogia como função subalternizada à gestão escolar. A secundarização da pesquisa na formação do Licenciado em Pedagogia concorre para o esvaziamento teórico da área da educação, vinculando-a a uma abordagem fortemente instrumental. Concluímos que, mais do que o abandono da razão, presenciamos o recuo da inteligência nacional em relação à perspectiva histórico-crítica pela adesão a um pensamento gelatinoso, pragmático e relativista. Estamos em presença da proliferação de intelectuais que investem na civilização das elites e catalisa mentes para a crença de que, se não é possível – e talvez nem desejável – mudar o capital, humanizemo-lo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.