A colonização da utopia nos discursos sobre profissionalização docente

Autores

  • Eneida Oto Shiroma Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopólis
  • Olinda Evangelista

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo discute dois temas centrais da reforma educacional: profissionalização docente e gestão. Prescrições de agências internacionais procuram definir novos perfis profissionais, novas relações e práticas no interior da escola que devem forjar uma nova cultura na organização escolar, assim como nos órgãos administrativos da educação. A profissionalização docente é proposta como um modo de se produzir um professor competente e barato para o século XXI. Conclui-se que a política de profissionalização articulada ao gerencialismo é uma maneira de redefinir a formação de professores e administradores e, também, monitorar a incorporação das recomendações internacionais no trabalho pedagógico escolar.

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

Shiroma, E. O., & Evangelista, O. (2004). A colonização da utopia nos discursos sobre profissionalização docente. Perspectiva, 22(2), 525–545. https://doi.org/10.5007/%x

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