Ideologia meritocrática e reflexão acadêmica: a contribuição da Revista Perspectiva do CED/UFSC (1983/2005)

Autores

  • Elizete Ruschel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ione Ribeiro Valle Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p649

Palavras-chave:

Democratização da educação, Professores-Formação, Periódicos científicos

Resumo

Neste estudo analisamos os artigos publicados pela Revista Perspectiva do Centro de Ciências da Educação/Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil (1983 a 2005). Nosso interesse se voltou à ideologia meritocrática, tendo por base o conjunto de termos relacionados a essa concepção. Para tanto, repertoriamos todas as Revistas desde sua aparição em 1983 até o ano de 2005, abrangendo 47 revistas e 425 artigos. Primeiramente, analisamos os títulos e resumos dos artigos, o que nos possibilitou uma primeira seleção. Em seguida, procedemos a uma leitura mais sistemática dos artigos selecionados (num total de 14), o que permitiu construir alguns grupos temáticos. Estes foram objetos de um estudo mais minucioso, que tornou possível estabelecer algumas relações e correlações entre democratização do ensino e meritocracia, seleção meritocrática numa escola democrática e formação de professores num sistema de ensino meritocrático.

Downloads

Publicado

2010-07-14

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua