A atualidade da obra La Noblesse d’État (1989) de Pierre Bourdieu e suas múltiplas facetas

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e73026

Resumo

Ao lembrar os trinta anos da obra La noblesse d’État: grandes écoles et esprit de corps de Pierre Bourdieu (1930-2002), publicada em 1989, quando a França comemora o bicentenário da sua Revolução ou, mais especificamente, os duzentos anos da Tomada da Bastilha (14 de julho de 1789) e da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (26 de julho de 1789), trouxemos para a discussão um volumoso estudo (ainda não traduzido para o português) que se constitui em mais uma das contribuições do sociólogo francês aos estudos sociológicos. Esta obra dá continuidade às análises precedentes, mobiliza grande parte do léxico bourdieusiano e introduz novas categorias de investigação e metodologias de análise que nos parecem pertinentes à pesquisa sobre o campo educacional brasileiro. De inspiração ao mesmo tempo construtivista e estruturalista, a obra desvela a complexa teia de relações entre o sistema de formação e o campo do poder. Nossa reflexão começa situando La noblesse d’État no carrefour de distintas sociologias: da educação, do conhecimento, do poder. Na sequência, analisamos a continuidade histórica que levou ao estreitamento do vínculo entre “nobreza escolar” e “nobreza de Estado”, a homologia estrutural entre formação universitária e reprodução das elites e a importância atribuída à desmistificação do “mito da democratização escolar”. Por último, destacamos dimensões críticas da obra que iluminam a reflexão sobre a pesquisa nas ciências humanas e sociais, num momento em que, no Brasil, se tenta pôr em xeque a pertinência dos estudos dessas áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Ione Ribeiro Valle, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade René Descartes – Sorbonne (Paris V) – França. Professora  do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tiago Ribeiro Santos, Universidade Regional de Blumenau, FURB

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Professor-visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

 

Silvana Rodrigues de Souza Sato, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

 

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Valle, I. R., Santos, T. R., & Sato, S. R. de S. (2021). A atualidade da obra La Noblesse d’État (1989) de Pierre Bourdieu e suas múltiplas facetas. Perspectiva, 39(4), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e73026

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A Polifonia da Sociologia da Educação Hoje: entre a atualidade dos clássicos e dos contemporâneos

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