Diálogos entre sociologia e história: suas contribuições à edificação de uma sociologia da educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66334Resumo
A sociologia da educação foi se constituindo no diálogo com outras sociologias e mesmo com outros campos do conhecimento. Diferentes perspectivas podem ajudar a situar este diálogo. Priorizamos aqui a relação, não raramente conflituosa, entre sociologia e história, inscrita no complexo quadro das lutas do campo científico e também do campo educacional. Para tanto, revisitamos alguns pensadores que têm indicado aproximações e distanciamentos entre essas duas tradições disciplinares, a saber: Pierre Bourdieu (1930-2002), Jean-Claude Passeron (1930-), Antoine Prost (1933-) e Norbert Elias (1897-1990). Partimos da premissa de que a sociologia de Pierre Bourdieu é, desde o princípio, edificada como uma sociologia histórica. Nossa segunda premissa pauta-se num diálogo entre Jean-Claude Passeron, sociólogo, e Antoine Prost, historiador, cujo foco está nas tensões entre duas perspectivas epistemológicas: o ‘raciocínio sociológico’ e o ‘raciocínio histórico’. Nossa última premissa foi elaborada a partir de reflexões de Norbert Elias relativas à oposição entre generalização sociológica e diferenciação histórica. Nosso interesse por esses autores se deve às suas contribuições à edificação do campo educacional brasileiro, o que vem se efetivando graças à intensificação da pesquisa histórica e/ou sociológica.
Referências
BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. Florianópolis: EdUFSC, 2011.
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão de sociólogo. Preliminares epistemológicas. Petrópolis: Vozes, 1999.
DORTIER, Jean-François. Auguste Comte (1789-1857). Inventeur de la sociologie, père du positivisme, et... apôtre d’une réligion nouvelle. In: CABIN, Phillippe; DORTIER, Jean-François. La sociologie, histoire et idées. Auxerre: Éditions Sciences Humaines, 2000. p. 17-23.
DUBET, François. Introduction à l’édition “Quadrige”. In: DURKHEIM, Émile. Les règles de la méthode sociologique. 14. ed. Paris: Quadrige, 2013. p. 1-20.
DURKHEIM, Émile. Leçons de sociologie. Physique des moeus et du droit. Cours de sociologie dispensés à Bordeaux entre 1890 et 1900. Quebéc: [s. n.], 2002. Originalmente publicado em 1950. Disponível em: https://bit.ly/2BdWu1g. Acesso em: 15 jun./2019.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Claret, 2003. Originalmente publicado em 1895.
DURKHEIM, Émile. A educação moral. Petrópolis: Vozes, 2008. Originalmente publicado em 1925.
ELIAS, Norbert. Qu’est-ce que la sociologie? La Tour d’Aigues: Éditions de l’Aube, 1991.
JOLY, Marc. Pour Bourdieu. Paris: CNRS Éditions, 2018.
MORAES FILHO, Evaristo de. (org.) Comte. 2. ed. São Paulo: Ática, 1983.
MUCCHIELLI, Laurent. Durkheim: Le père de la sociologie moderne. In: CABIN, Phillippe; DORTIER, Jean-François. La sociologie, histoire et idées. Auxerre: Éditions Sciences Humaines, 2000. p. 45-54.
PASSERON, Jean-Claude; PROST, Antoine. L’enseignement, lieu de rencontre entre historiens et sociologues. Sociétés contemporaines, [S. l.], n. 1, p. 7-45, mar.1990. DOI: https://doi.org/10.3406/socco.1990.940.
STEINER. Philippe. La sociologie de Durkheim. Paris: Éditions La Découverte, 1994.
VALLE, Ione Ribeiro. “Raciocínio sociológico” e “raciocínio histórico”: as tensões entre duas tradições epistemológicas segundo Passeron e Prost. Revista Entreideias, Salvador, v. 7, n. 2, p. 56-72, jul./dez. 2018a. ISSN: 2317-1219. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/re.v7i2.24907.
VALLE, Ione Ribeiro. Sociologia histórica ou história sociológica? Diálogos a partir de Pierre Bourdieu. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, v. 11, n. 25, p. 49-60, abr./jun. 2018b. ISSN: 2358-1425. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.7502.
VALLE, Ione Ribeiro. Um conceito reinterpretado ao longo do século: do intelectual individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu. Revista Internacional Educação Superior, Campinas, v. 4, n. 1, p. 95-111, jan./abr. 2018c. ISSN: 446-9424. DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650711.
VALLE, Ione Ribeiro. Contributos de Maio de 68 à sociologia de Pierre Bourdieu. In: WATANABE, Graciella; LEAL, Sérgio Henrique Bezerra de Sousa. Educação, Ciências e Sociedade: leituras bourdieusianas. Araraquara: Letraria, 2019. p. 18-41. Disponível em: https://bit.ly/2CeiauM. Acesso em: 20 set. 2019.
VALLE, Ione Ribeiro. O mais historiador dos sociólogos: Norbert Elias entre a generalização sociológica e a diferenciação histórica. (manuscrito).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ione Ribeiro Valle
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.