A institucionalização da tradução no Brasil: o caso da Puc-Rio.

Autores

  • Marcia Amaral Peixoto Martins PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A proposta deste artigo é fazer um histórico dos cursos de tradução na PUC-Rio desde seus primórdios, na virada dos anos 1970, com a criação do Bacharelado em Letras, com habilitação em tradutor-intérprete, até os dias de hoje, em que a tradução é objeto de ensino e pesquisa nos níveis de graduação, pós-graduação lato e strictu sensu, e extensão. A recuperação dessa memória também contemplará os pressupostos teóricos e contextos (acadêmicos, culturais, sociais) vigentes nos sucessivos momentos vividos pela instituição nessas últimas décadas.

Biografia do Autor

Marcia Amaral Peixoto Martins, PUC-Rio

professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, área de Estudos da Linguagem (Estudos da Tradução) da PUC-Rio

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Publicado

2007-04-30

Como Citar

Martins, M. A. P. (2007). A institucionalização da tradução no Brasil: o caso da Puc-Rio. Cadernos De Tradução, 1(19), 171–192. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Dossiê 10 anos Cadernos de Tradução