Entrevista com Zoia Prestes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2022.e82978

Palavras-chave:

Entrevista, Tradução, Zóia Prestes

Resumo

Profa. Dra. Zoia Prestes define-se como professora e pesquisadora da área da Educação. Viveu parte de sua infância e juventude na União Soviética, período em que o Brasil vivia sob o regime militar, instaurado com o golpe de Estado em 1964. Aos 7 anos de idade teve de se exilar na União Soviética com seus pais, Luiz Carlos Prestes e Maria Prestes. Durante os quinze anos em que esteve lá, vivenciou sua imersão na cultura e na língua russa. Foi alfabetizada em russo, graduou-se e se tornou mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar da Universidade Estatal Lenin de Pedagogia de Moscou. Retornou ao Brasil em 1985 e, por não ter o diploma reconhecido por mais de 15 anos, dedicou-se à tradução de textos técnicos, de palestras em eventos e de obras literárias russas. É doutora em Educação pela Universidade de Brasília, em que investigou, sob a orientação da Professora Dra. Elizabeth Tunes, a atividade da tradução em relação às traduções de obras de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Seu Pós-Doutorado foi realizado na Universidade Estadual de Pedagogia da Belarus M. Tank (Minsk) e na Universidade de Moscou (Moscou) na área de Educação. Atualmente integra o corpo docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Estudiosa do autor soviético L. S. Vigotski, um dos idealizadores da teoria histórico-cultural e reconhecido por seus estudos e pesquisas na área da Psicologia e da Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Tradução, Estudos e Interpretação das obras dos representantes da Teoria histórico-cultural. Profa. Dra. Zoia Prestes publicou diversos artigos acadêmicos, proferiu inúmeras conferências e traduziu e organizou do russo para o português livros com obras de L. S. Vigotski. Destacamos três obras de Vigotski traduzidas e publicadas recentemente: Psicologia, Educação e Desenvolvimento (Editora Expressão Popular, 2021), 7 Aulas de L. S. Vigotski sobre Fundamentos da Pedologia (Editora E-papers, 2018), que é a primeira tradução do texto para outro idioma e Imaginação e Criação na Infância (Editora Expressão Popular, 2018).

 

Biografia do Autor

Darliane Amaral, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora na Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em educação pela Universidade de Brasília e mestre em educação pela Universidade de Coimbra, Portugal.

Ingrid Lilian Fuhr, Universidade de Brasília

Doutora e mestre em educação pela Universidade de Brasília. Professora da graduação e pós-graduação em Psicologia no Centro Universitário de Brasília.

Aline de Souza Pereira, Universidade de Brasília

Doutoranda e mestre em educação pela Universidade de Brasília. Orientadora educacional da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

24-08-2022

Como Citar

Amaral, D., Fuhr, I. L., & Pereira, A. de S. (2022). Entrevista com Zoia Prestes. Cadernos De Tradução, 42(1), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2022.e82978

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