Estudo sociocultural da comunidade discursiva do tratamento temático da informação em bibliotecas universitárias

Autores/as

  • Paula Regina Dal' Evedove Universidade Estadual Paulista
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n36p23

Palabras clave:

Tratamento temático da informação, Abordagem sociocultural, Bibliotecas universitárias, Comunidade discursiva, Interação social

Resumen

Parte-se da prerrogativa de que o conhecimento individual é socialmente condicionado e, por isso, torna-se necessário investigar o conhecimento dos profissionais que influenciam direta ou indiretamente os produtos gerados no tratamento temático da informação em contexto de bibliotecas universitárias. Para tanto, analisa-se a comunidade discursiva do tratamento temático da informação a partir do contexto institucional e interação social por meio de entrevista estruturada. Os resultados revelaram a necessidade da Ciência da Informação avançar no estabelecimento de estudos que cerquem questões que envolvam a ação humana a partir da realidade social objetiva, a fim de aprimorar as concepções teóricas e metodológicas do tratamento temático da informação em contexto de bibliotecas universitárias.

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Biografía del autor/a

Paula Regina Dal' Evedove, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília.

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista

Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília.

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Publicado

2013-04-17

Cómo citar

DAL’ EVEDOVE, Paula Regina; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Estudo sociocultural da comunidade discursiva do tratamento temático da informação em bibliotecas universitárias. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 18, n. 36, p. 23–50, 2013. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n36p23. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n36p23. Acesso em: 17 may. 2024.

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