O ensino da arquivologia no Brasil: fases e influências
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n37p83Palabras clave:
Arquivologia, Campo científico, Ensino, HistóriaResumen
O campo científico da Arquivologia apresentou, nos últimos anos, um significativo crescimento de cursos em todo o país. Assim, esta revisão de literatura tem como objetivo resgatar a trajetória histórica do ensino da Arquivologia, com ênfase no delineamento das influências e das fases de seu ensino, desde a implantação do primeiro curso até os dias atuais. Esta nova fase em que se encontra o ensino da Arquivologia, denominada fase acadêmico-institucional, provém da diversidade de locais (departamentos/escolas/institutos) onde os cursos de Arquivologia estão abrigados e também pela proximidade com outros cursos de graduação, sobretudo de Biblioteconomia e Museologia, e de pós-graduação em Ciência da Informação. Acredita-se, portanto, que a construção da história do ensino desse campo possibilita discussões mais fecundas tanto para o seu campo epistemológico quanto para o campo curricular.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 15 de janeiro de 2012.
BRASIL. Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 01 de janeiro de 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CES n. 492/2001. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em: 28 nov. 2012.
BOTTINO, Mariza. Panorama dos cursos de Arquivologia no Brasil: graduação e pós-graduação. Arquivos e administração, Rio de Janeiro, v.15, n.23, 1994.
BRITTO, Maria Teresa Navarro de. O ensino universitário de Arquivologia no Brasil. In: JARDIM, José Maria (Org.). A formação do arquivista no Brasil. Rio de Janeiro: UFF, 1999.
COUTURE, Carol; ROUSSEAU, Jean-Eves. Fundamentos da disciplina Arquivística. Lisboa: publicações Dom Quixote, 1998.
ESTEVÃO, Silvia Ninita de Moura; FONSECA, Vitor Manoel Marques. A França e o Arquivo Nacional do Brasil. Acervo, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, jan./jun.2010.
FONSECA, Maria Odila. Arquivologia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
JARDIM, José Maria. A universidade e o ensino da Arquivologia no Brasil. In: _____. A formação do arquivista no Brasil. Rio de Janeiro: UFF, 1999.
LOPES, Luis Carlos. A nova Arquivística na modernização administrativa. 2 ed. Brasília: Projecto editorial, 2009
MAIA, Augusto Moreno. O processo histórico de construção do curso de Arquivologia no Brasil. Disponível em: http://www.docstoc.com/docs/22702195/1-O-PROCESSO-HIST%C3%93RICO-DE-CONSTRU%C3%87%C3%83O-DO-CURSO-DE. Acesso em: 8 set 2012.
MARQUES, Angélica Alves da Cunha. Os espaços e os diálogos da formação e configuração da Arquivística como disciplina no Brasil. 2007. 298 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, e Ciência da Informação e Documentação, Brasília, 2007.
MARQUES, Angélica Alves da Cunha; RONCAGLIO, Cynthia; RODRIGUES, Georgete Medleg (Org.). A formação e a pesquisa em Arquivologia nas universidades públicas brasileiras. Brasília: Thesaurus, 2011. (I Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia).
MARIZ, Anna Carla Almeida. Reformas curriculares do curso de Arquivologia da
UNIRIO: reflexões e propostas. In: VENÂNCIO, Renato; NASCIMENTO; Adalson.
Universidades e arquivos: gestão, ensino e pesquisa. Belo Horizonte: Escola de Ciência
da Informação, 2012.
MATOS, Maria Teresa Navarro de Britto. Panorama histórico da formação arquivística nas Américas. Disponível em: www.aag.org.br/anaisxvcba.pdf. Acesso em: 8 set. 2012.
RODRIGUES, Georgete Medleg; MARQUES, Angelica Alves da Cunha. A inserção da Arquivística nos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil. RBPG, v.2, n.3, mar. 2005.
SANTOS, Paulo Roberto Elian dos. Arquivística no laboratório: história, teoria e métodos de uma disciplina. Rio de Janeiro: Teatral, 2010.
SILVA, Eliezer Pires da. A trajetória da Arquivologia: três visões sobre os arquivos. Revista eletrônica Documento Monumento, Mato Grosso, v. 5, n. 1, dez. 2011.
SOARES, Iaponan. José Honório Rodrigues e o desenvolvimento da Arquivística brasileira. Ágora, Santa Catarina, v. 3, n. 6, 1987.
SOUZA, Renato Tarciso Barbosa. Os desafios da formação do Arquivista no Brasil. Arquivos e administração, Rio de Janeiro, v. 8, n.1, jan./jun. 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Gabrielle Francinne S. C. Tanus, Carlos Alberto Ávila Araújo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.