Vantagens e desvantagens da revisão por pares aberta: consensos e dissensos na literatura
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.78583Palabras clave:
Revisão por pares aberta, Vantagens e desvantagens, Comunicação científica, Ciência aberta, Revisão por paresResumen
Objetivo: a abertura do processo de avaliação por pares é um assunto emergente no movimento da ciência aberta e costuma dividir opiniões na comunidade científica, especialmente entre os seus atores diretos como os editores, autores, avaliadores. Dessa forma o estudo objetiva identificar e analisar as vantagens e desvantagens da revisão por pares aberta apresentadas nos estudos publicados em língua portuguesa a respeito do tema.
Método: trata-se de um estudo bibliográfico de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. O corpus da pesquisa é composto por artigos publicados em periódicos ou trabalhos apresentados em eventos acadêmicos, em língua portuguesa, que abordam o sistema aberto de avaliação por pares. Das 360 pesquisas recuperadas, apenas onze atenderam ao propósito do presente estudo as quais foram analisadas.
Resultado: foram identificadas quatro categorias (Transparência, Qualidade, Reconhecimento e Ética) e 45 considerações entre vantagens e desvantagens do processo. O número de vantagens (36) da revisão por pares aberta é maior do que o das desvantagens (9). A categoria ‘Qualidade’ é mais representativa tanto nas vantagens (45%), quanto nas desvantagens (75%). Considerações quanto ao fato de trazerem “Comentários mais construtivos, consistentes e coerentes” preponderam nas vantagens mencionadas, e outras relacionadas a “Interferência na relação entre pesquisadores e nos seus projetos acadêmicos” são mais usuais nas desvantagens indicadas pelos autores.
Conclusões: a revisão por pares no contexto da ciência aberta apresenta, para além dos desafios, grandes possibilidades de aprimorar a produção científica no sentido de torná-la mais transparente, ética e participativa devendo ser considera pela comunidade acadêmica.
Descargas
Citas
ALBAGLI, Sarita. Ciência aberta em questão. In: ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia; ABDO, Alexandre Hannud (org.). Ciência Aberta, questões abertas. Brasília: IBICT; Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015. p. 9-26.
AMARAL, Janaynne Carvalho do; PRÍNCIPE, Eloísa. Ciência Aberta e revisão por pares: aspectos e desafios para a participação da comunidade em geral. Cadernos Bad, Lisboa, n. 1, p. 320-325, jan./dez. 2018.
AMSEN, Eva. What is open peer review? F1000 Research, [s. l.], 2014. Disponível em: https://blog.f1000.com/2014/5/21/what-is-open-peer-review/. Acesso em: 10 set. 2019.
ARAÚJO, Paula Carina; LOPES, Maura Paula Miranda. Análise dos periódicos contemplados no edital de 201do programa editorial do conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico (CNPq) no contexto da ciência aberta. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 7., 2020, Salvador. Anais eletrônicos [...]. Salvador: UFBA, 2020. p. 47-54. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32385. Acesso em: 20 nov. 2020.
ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de; PEDRI, Patricia. Publons: uma plataforma de visibilidade para revisão por pares no âmbito da ciência aberta? Cadernos Bad, Lisboa, n. 1, p. 59-69, jan./dez. 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BORNMANN, Lutz. Evaluations by Peer Review in Science. Springer Science Reviews 1, p. 1-4, jan. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40362-012-0002-3 Acesso em: 25 nov., 2020.
BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Avaliação entre pares na ciência e na academia: aspectos clandestinos de um julgamento nem sempre científico, acadêmico ou de avaliação. Psicologia USP, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 335-356, jun. 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/42087/ 45761. Acesso em: 23 set. 2019.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
DeCOURSEY, Tom. Perspective: the pros and cons of open peer review. Nature, 2006. Disponível em: http://www.nature.com/nature/peerreview/ debate/ nature04991.html. Acesso em: 14 set. 2019.
FORD, Emily. Defining and characterizing open peer review: a review of the literature. Journal of Scholarly Publishing, Portland, v. 44, n. 4, p. 311-326, jan. 2013.
FREITAS, Christiana Soares de. Controvérsias sobre redes abertas de produção de conhecimento e de comunicação científica. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 472-486, nov. 2014. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3595/3074. Acesso em: 01 set. 2019.
FRESCO-SANTALLA, Ana; HERNÁNDEZ-PÉREZ, Tony. Current and evolving models of peer review. The Serials Librarian, Madrid, v. 67, n. 4, p. 373-398, 2014. Disponível em: http://eprints.rclis.org/24517/1/Models_of_Peer_Review_AFrescoSantalla_THernadez-Perez.pdf. Acesso em: 4 set. 2019.
GARCIA, Joana Coeli; TARGINO, Maria das Graças. Open peer review sob a ótica de editores das revistas brasileiras da Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais eletrônicos [...]. Marília: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2017. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/19. Acesso em: 01 set. 2019.
GARCIA, Joana Coeli; TARGINO, Maria das Graças. O futuro da open peer review na ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais eletrônicos [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/19. Acesso em: 01 set. 2019.
GARCIA, Joana Coeli; TARGINO, Maria das Graças; SILVA, Kleisson Lainnon. Adoção da open peer review no Portal de Periódicos da Universidade Federal da Paraíba. Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 168-174, maio/ago. 2018. Edição especial. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10269. Acesso em: 01 set. 2019.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Atlas. 1991.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MERTON, Robert K. Ensaios de sociologia da ciência. São Paulo: Editora 34, 2013.
OVERVIEW: Nature’s peer review trial. Nature, [s. l.], p. 1-3, Dec. 2006.
PRÍNCIPE, Eloísa Conceição. Revisão por pares aberta: análise das revistas open access. In: ABEC MEETING, 2018, São Paulo. Anais Eletrônicos […] São Paulo: ABEC, 2018. Disponível em: http://ocs.abecbrasil.org.br/index.php/abec-meeting/abec-meeting-2018/paper/view/180. Acesso em: 1 ago. 2019.
ROSS-HELLAUER, Tony. What is open peer review? A systematic review. [version 2; peer review: 4 approved]. F1000Research, Londres, v. 6, n. 588, ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2009v14n28p73. Acesso em: 10 ago. 2019.
SCIENCE-METRIX. Analytical Support for Bibliometrics Indicators Open access availability of scientific publications. Montréal: Science-Metrix, 2018 Disponível em: http://www.science-metrix.com/sites/default/files/science-metrix/publications/science-metrix_open_access_availability_scientific_publications_report.pdf . Acesso em: 15 ago. 2019.
SHANAHAN, Daniel R.; OLSEN, Bjorn R. Opening peer-review: the democracy of science. Journal of Negative Results in BioMedicine, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 1-2, jan. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/259915520_Opening_peer-review_The_democracy_of_science. Acesso em: 15 ago. 2019.
SPINAK, Ernesto. Sobre as vinte e duas definições de revisão por pares aberta… e mais. SciELO em Perspectiva, 28 fev. 2018. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2018/02/28/sobre-as-vinte-e-duas-definicoes-de-revisao-por-pares-aberta-e-mais/. Acesso em: 10 set. 2019.
STUMPF, Ida. Avaliação pelos pares nas revistas de comunicação: visão dos editores, autores e avaliadores. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 18-32, abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362008000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 ago. 2019.
TEIXEIRA, Juliano Machado; SIMÕES, Gabriel da Silva; OLIVEIRA; José Palazzo Moreira. Editoração colaborativa e revisão aberta de textos científicos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB, 17., 2011, Florianópolis. Anais Eletrônicos [...]. Florianópolis: UFSC, 2011. p. 109-112.
TENNANT, Jonathan; ROSS-HELLAUER, Tony. The limitations to our understanding of peer review. Research and Integrity Peer Review, [s. l.], n. 5, art. 6, abr. 2020. Disponível em: https://researchintegrityjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s41073-020-00092-1/. Acesso em: 5 abr. 2021.
WERLANG, Elisabete. Revisão por pares: um estudo da gestão de avaliadores nas revistas científicas brasileiras. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107272. Acesso em: 10 set. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Patricia Pedri, Ronaldo Ferreira Araújo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.