Laboratório de supercondutividade e magnetismo: um enfoque epistemológico

Autores

  • Neusa Teresinha Massoni Instituto de Física – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n2p237

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência pessoal vivida num Laboratório de Supercondutividade e Magnetismo, em uma universidade pública federal. Fazemos uma descrição de aspectos relevantes do cotidiano de um moderno laboratório de Física, procuramos identificar visões dos pesquisadores sobre o seu trabalho e apresentamos algumas reflexões buscando relacionar esses achados com visões epistemológicas contemporâneas. Esperamos que esta descrição, acompanhada de uma breve análise do ponto do vista epistemológico, possa contribuir para o debate atual sobre a natureza da ciência e suas implicações para o Ensino de Física.

Biografia do Autor

Neusa Teresinha Massoni, Instituto de Física – UFRGS

Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005)

Downloads

Publicado

2009-01-01

Como Citar

Massoni, N. T. (2009). Laboratório de supercondutividade e magnetismo: um enfoque epistemológico. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 26(2), 237–272. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n2p237

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)