Training teachers to apply the BNCC: the new guidelines and its marketing project for teacher education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e84149

Abstract

In this paper we discuss the new national curricular guidelines for teacher education, approved in December 2019, through a literature review. We sought, from works that have analyzed this legislation, outline an overview of the main aspects involved in the criticism of this training policy. We characterize and problematize the guidelines and the underlying formative model around eight structuring topics that allow us to understand the principles that underlie them, the context of production, the narratives established to justify the new formative project, the concept of competencies, the alignment with basic education and the vision of practice and teacher appreciation. From this point of view, our work reveals the main discussions about the theme and warns about the setbacks in teacher education. We defend that our ethical and political assignment, as teachers and researchers, is to fight for the repeal these guidelines.

Author Biographies

Diomar Caríssimo Selli Deconto, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, RS

É licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e mestre em Ensino de Física pela mesma universidade (2014). Atualmente é estudante de Doutorado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Campus Caxias do Sul), atuando em cursos técnicos e de graduação. Tem se dedicado principalmente à área de formação de professores, ao estudo da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e à abordagem sociocultural no ensino de Física.

Fernanda Ostermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem Mestrado e Doutorado na área de ensino de Física, ambos também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De 1989 a 1992, atuou como professora de Física na rede pública estadual de ensino de Porto Alegre. Por concurso público, ingressou como professora, em 1994, no Departamento de Física da UFRGS. Atualmente, ocupa o cargo de Professor Titular e é membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física. Sob sua orientação a tese intitulada Evasão do ensino superior de Física segundo a tradição disposicionalista em sociologia da educação foi agraciada com o Prêmio CAPES de Tese de 2014. No período de novembro de 2006 a fevereiro de 2010 foi coordenadora do PPG Ensino de Física e, atualmente, é vice-coordenadora (2016-2018). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), de 2015 a 2017 e fez parte da Comissão Organizadora Nacional do XI ENPEC, realizado em Florianópolis, em julho de 2017. Atualmente é presidente da ABRAPEC (biênio 2017-2019). É também coeditora do Caderno Brasileiro de Ensino de Física, membro do Conselho Deliberativo do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados – ILEA – e líder de grupo de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: perspectiva sociocultural no ensino de Física, formação de professores e ensino de Física Moderna e Contemporânea.

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Published

2021-12-15

How to Cite

Deconto, D. C. S., & Ostermann, F. (2021). Training teachers to apply the BNCC: the new guidelines and its marketing project for teacher education. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(3), 1730–1761. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e84149

Issue

Section

Currículo de Ciências/Física

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