O sentido atribuído a conceitos da Física: a dimensão conotativa da aprendizagem conceitual analisada na perspectiva da Teoria Social Cognitiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e101334

Palabras clave:

Aprendizagem Conceitual, Sentido, Agência Humana

Resumen

O sentido dos conceitos, algo que vai além das suas definições, abrangendo conotações e julgamentos de valor, costuma ser negligenciado no ensino de Física. Procurando aprofundar a compreensão dessa dimensão da aprendizagem, investigamos, neste estudo, sentidos atribuídos a conceitos da física. Como contexto da investigação, analisamos os sentidos atribuídos ao modelo de Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) e à Noção de Conservação de grandezas (NC) por sete estudantes de uma disciplina introdutória de licenciatura em Física. Utilizamos como referencial teórico a Teoria Social Cognitiva de Bandura, considerando a atribuição de sentido um ato intencional, característico da agência humana. Como referencial metodológico, nos inspiramos na pesquisa de Franco et al. (2023), recorrendo a mecanismos da autorregulação para categorizar as respostas de estudantes a dois questionários, e inferimos os sentidos atribuídos por meio de análises de similitude. Além disso, a partir de dados coletados com entrevistas, investigamos os impactos de outras dimensões da agência humana – intencionalidade, antecipação e autorreflexão – na construção de tais sentidos. Inferimos dois sentidos para cada tópico: no caso do modelo de MRUV, os sentidos diferiram no grau de utilidade desse construto, enquanto no caso da NC, os sentidos diferiram no grau de valor holístico. Constatamos ainda que os sentidos atribuídos pelos estudantes identificados nas entrevistas costumam ser mais abrangentes do que os inferidos nas análises de similitude das respostas aos questionários, contendo tanto aspectos salientes quanto latentes. Também identificamos que a intencionalidade e a antecipação, dois elementos da agência humana, impactam fortemente na elaboração desses sentidos, ao passo que a autorreflexão em diferentes situações influencia na maneira com que tais sentidos são enunciados pelos estudantes.

Biografía del autor/a

Matheus Henrique Thomas Becker, Doutorando em Ensino de Física

Doutorando em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2025-presente); Mestre em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2024); Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2022); Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e voluntário no programa Residência Pedagógica; Ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET).

Leonardo Albuquerque Heidemann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É graduado em Licenciatura em Física pela UFRGS (2008), obtendo os diplomas de mestre (2011) e de doutor (2015) em Ensino de Física nessa mesma Universidade. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem científica, estudos sobre evasão, metodologias ativas de ensino, atividades experimentais e computacionais. Desde 2016, é Professor Adjunto e membro permanente do Porgrama de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS. É coordenador do Centro de Referência para o Ensino de Física (CREF) da UFRGS desde 2017. Em 2018, foi agraciado com o prêmio de melhor tese de doutorado da área de Pesquisa em Ensino de Física do biênio 2015-2016 pela Sociedade Brasileira de Física.

Nathan Willig Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tem graduação em bacharelado em física com linha de formação em física médica na PUCRS (2014), licenciatura em física na Faculdade Avantis (2017), mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais na PUCRS (2016) e doutorado em Ensino de Física na UFRGS (2018). É professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS. De 2022 a 2024, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS. Tem interesse em História, Filosofia, e Ensino de Física (Educação em Ciências).

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Publicado

2025-09-22

Cómo citar

Becker, M. H. T., Heidemann, L. A., & Lima, N. W. (2025). O sentido atribuído a conceitos da Física: a dimensão conotativa da aprendizagem conceitual analisada na perspectiva da Teoria Social Cognitiva. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(2), 412–443. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e101334

Número

Sección

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

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