A complementaridade dos pensamentos narrativo e matemático na gestação da teoria da Relatividade Geral

Autores/as

  • Danilo Cardoso Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo
  • Ivã Gurgel Instituto de Física, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p745

Resumen

Este trabalho investiga o papel de linguagens e pensamentos envolvidos nos processos de criação científica. É destacada a relevância da Matemática na Física. Mas qual é o papel epistemológico desempenhado por ela na construção da Física? O cientista é capaz de interpretar fisicamente a natureza somente usando linguagens e pensamentos formais, especialmente estruturados pela matemática? Nossa hipótese é que a resposta a essa questão é negativa. Encontramos nas ideias do psicólogo Jerome Bruner uma forma de encaminhar nossa discussão. A partir das ideias deste autor, e do nosso anseio por investigar o papel de pensamentos e linguagens que não são estritamente formais na construção da física, levantamos a seguinte questão: Qual o papel das narrativas e da matemática na construção da física? Para delinear uma resposta possível a esta questão, tomamos como contexto da nossa pesquisa alguns “capítulos” da construção da Teoria da Relatividade Geral. Nossa investigação mostrou que experimentos mentais importantes no desenvolvimento desta teoria foram construídos a partir dos pensamentos narrativo e matemático. Entendemos que estes dois modos de pensamentos se apresentaram de maneira complementar no contexto estudado.

Biografía del autor/a

Danilo Cardoso, Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo

Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (2013); mestre em Ensino de Ciências, modalidade Física, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da USP (2015). Atualmente, é doutorando do mesmo programa. 

Ivã Gurgel, Instituto de Física, Universidade de São Paulo

Licenciado em Física (2004), mestre em Ciências (Modalidade Ensino de Física, 2006) e doutor em Educação (Modalidade Ensino de Ciências e Matemática, 2010) pela Universidade de São Paulo. Professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Publicado

2017-12-08

Cómo citar

Cardoso, D., & Gurgel, I. (2017). A complementaridade dos pensamentos narrativo e matemático na gestação da teoria da Relatividade Geral. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(3), 745–773. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p745

Número

Sección

História e Filosofia da Ciência

Artículos más leídos del mismo autor/a