Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis

Autores

  • João Bernardes da Rocha Filho PUC/RS - Rio Grande do Sul
  • Suzana Maria Coelho PUC - Rio Grande do Sul
  • Marcos Alfredo Salami PUC/RS - Rio Grande do Sul
  • Marília Rangel Maciel Colégio Estadual Júlio de Castilhos - Rio Grande do Sul
  • Pedro Ubirajara Schrage Colégio Estadual Júlio de Castilhos - Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo apresenta um desenvolvimento realizado na PUCRS, em julho e agosto de 2002, envolvendo a viabilidade da utilização de resistores feitos de grafite deposto sobre papel, para a aprendizagem experimental de eletricidade, especificamente em relação aos conteúdos resistividade e cálculo de resistência equivalente de associações em série e em paralelo de resistores . Tal técnica permite ao estudante manipular ludicamente variáveis envolvidas na definição de resistência elétrica, além de criar e modificar livremente associações de resistores, utilizando unicamente um multímetro, papel e lápis, e tem potencial para acelerar seu processo de compreensão e aprendizagem desses conteúdos porque é agradável, simples, barata e promove o engajamento e a livre participação de todos os alunos.

Biografia do Autor

João Bernardes da Rocha Filho, PUC/RS - Rio Grande do Sul

Licenciado em Física (PUCRS, 1989), Especialista em Educação (PUCRS, 2001), Mestrado em Educação (PUCRS, 1994), Especialista em Psicossomática (FACIS, 2002), e Doutorado em Engenharia (UFSC, 1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marcos Alfredo Salami, PUC/RS - Rio Grande do Sul

Graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Rocha Filho, J. B. da, Coelho, S. M., Salami, M. A., Maciel, M. R., & Schrage, P. U. (2003). Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 20(2), 228–236. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6548

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>