Medindo a freqüência da rede elétrica por efeito estroboscópio: com um equipamento mecânico simples

Autores/as

  • Carlos Eduardo Laburú UEL - Párana
  • Osmar Henrique Moura da Silva

Resumen

Este trabalho propõe a construção de um aparelho mecanicamente operado, com o objetivo de mostrar a natureza oscilante da corrente da rede elétrica. O aparelho também pode ser usado para avaliar a freqüência da rede e compará-la com a oficial. O princípio físico envolvido com a manipulação do aparelho baseia-se no efeito estroboscópio, obtido em razão da intermitência luminosa das lâmpadas a gás, do tipo fluorescente, comumente utilizadas nos ambientes. O conteúdo de física aqui envolvido é apropriado ao ensino médio, podendo ser convenientemente inserido num curso de ondas ou eletrodinâmica, ou mesmo, sugerido como trabalho na feira de ciências do colégio.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Laburú, UEL - Párana

Bacharelado e licenciatura no Instituto de Física pela Universidade de São Paulo (1981; 1983), mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

1999-01-01

Cómo citar

Laburú, C. E., & Silva, O. H. M. da. (1999). Medindo a freqüência da rede elétrica por efeito estroboscópio: com um equipamento mecânico simples. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 16(3), 332–339. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6798

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 > >>