Atividades de “Prática como Componente Curricular” em uma disciplina de primeiro semestre da Licenciatura em Física de uma universidade pública: análises e perspectivas

Autores

  • Neusa Teresinha Massoni Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85794

Palavras-chave:

Práticas como Componente Curricular, Livros Didáticos de Física, Formação de Professores

Resumo

Este artigo tem por objetivo produzir reflexões sobre duas políticas públicas atuais que impactam na formação de professores. A primeira diz respeito à inserção de atividades de “prática como componente curricular” (PCC) ao longo de toda a licenciatura. Nesse sentido, apresentamos a analisamos alguns resultados de atividades de PCC desenvolvidas em uma disciplina de primeiro semestre de um curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública. A segunda envolve o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pois a disciplina toma como tema, para a interação com a escola básica, os usos e o papel do livro didático de Física (LD). Realizamos uma análise estatístico-descritiva com base em dados de relatórios produzidos por licenciandos, que descrevem a interação com a escola. Na sequência, apresentamos uma análise qualitativa, através da interpretação e construção de categorias, das “falas” e percepções dos futuros professores, expressas nesses relatórios. Os resultados mostram que o LD distribuído pelo PNLD é, em muitas escolas, subutilizado ou, pelo menos, pouco incentivado para leitura dos estudantes. De outro lado, obtivemos que as atividades de PCC são muito apreciadas pelos licenciandos, que têm a oportunidade de interagir com o espaço escolar desde o primeiro semestre. Atividades de PCC agregam saberes a partir dos saberes experienciais dos professores atuantes. Além disso, a interação com a escola básica ao longo de todo o curso torna os futuros professores mais reflexivos e engajados frente às complexidades e belezas da docência.

Biografia do Autor

Neusa Teresinha Massoni, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000); mestra em Física (área de concentração: Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) na área de concentração de Ensino de Física. Atualmente, é Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS. Desenvolve pesquisa nas áreas de Filosofia da Ciência (e suas implicações no ensino de Física), Formação de Professores e interação Universid

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Massoni, N. T. (2022). Atividades de “Prática como Componente Curricular” em uma disciplina de primeiro semestre da Licenciatura em Física de uma universidade pública: análises e perspectivas. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(2), 493–517. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85794

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física

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