Uma referência teórica e metodológica para os estudos sobre a educação da força de trabalho

Autores

  • Carlos Antonio Gomes Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-9222.2014v6n12p197

Palavras-chave:

educação profissional, história da educação, educação e trabalho

Resumo

Esse é um estudo bibliográfico e apresenta o surgimento da sociologia do trabalho francesa, quando o declínio do taylorismo-fordismo e do empobrecimento do trabalho se revelaram. Dentre outras clivagens nos estudos sobre o mundo do trabalho, a sociologia do trabalho francesa fundou um campo de estudos e desenvolveu uma metodologia eficiente e sofisticada para investigar a qualificação da força de trabalho sob o modo de produção capitalista. O objetivo aqui intencionado é buscar elementos teóricos para a compreensão das novas demandas por trabalho enriquecido e qualificado que a nova economia e o novo estágio da acumulação capitalista impõem ao sistema educacional e ao de formação profissional. A conclusão desse estudo é que, no Brasil, a metodologia francesa ainda é, em grande parte, ignorada pelos pesquisadores, sendo que esse comportamento tem comprometido a qualidade das pesquisas sobre a qualificação da força de trabalho.

Biografia do Autor

Carlos Antonio Gomes, Unicamp

Sociólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas; pós-graduado em Economia do Trabalho pelo Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); mestre e doutor em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Unicamp; especialista em educação profissional e mercado de trabalho; gestor regional do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Censupeg).

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

GOMES, Carlos Antonio. Uma referência teórica e metodológica para os estudos sobre a educação da força de trabalho. Revista Mundos do Trabalho, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 197–213, 2014. DOI: 10.5007/1984-9222.2014v6n12p197. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho/article/view/1984-9222.2014v6n12p197. Acesso em: 13 out. 2024.

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