História e experiência: contribuições de E.P. Thompson à pesquisa em educação

Autores

  • Maria Célia Marcondes de Moraes UFSC - Florianopólis - SC
  • Ricardo Gaspar Muller

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho discute questões teóricas e metodológicas que hoje desafiam a pesquisa em Educação. Examina as atuais circunstâncias que prendem a experiência docente à negatividade intrínseca das pedagogias do “aprender fazendo” e tolhem a pesquisa educacional na apreensão das relações funcionais dos fenômenos empíricos. Em contraposição ao predominante ceticismo epistemológico, recorre às idéias de Thompson, historiador inglês, ressaltando seu interesse em investigar os procedimentos mais adequados e confiáveis para se transitar entre teoria e empiria. Nesse contexto, prioriza dois aspectos de suas propostas de pesquisa: sua base onto-metodológica, a lógica histórica, e a categoria de experiência, articulada à de cultura. Argumenta-se que ambas interessam de perto às pesquisas que se desenvolvem no complexo educativo, que é social em sua essência – histórico, portanto. Argumenta-se, também, que a experiência educativa em seus vários níveis só ganha inteligibilidade articulada a suas determinações concretas.

Biografia do Autor

Maria Célia Marcondes de Moraes, UFSC - Florianopólis - SC

Graduada em Filosofia pela UFRJ (1973), com mestrado em Filosofia pela UFRJ (1979) e doutorado em Educação pela PUC/RJ (1990). Desenvolveu estágio de estudos pós-doutorais na School of Continuing Education, University of Nottingham, UK, por dezoito meses (1993-1994).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Moraes, M. C. M. de, & Muller, R. G. (2003). História e experiência: contribuições de E.P. Thompson à pesquisa em educação. Perspectiva, 21(2), 329–349. https://doi.org/10.5007/%x

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>