História e experiência: contribuições de E.P. Thompson à pesquisa em educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Este trabalho discute questões teóricas e metodológicas que hoje desafiam a pesquisa em Educação. Examina as atuais circunstâncias que prendem a experiência docente à negatividade intrínseca das pedagogias do “aprender fazendo” e tolhem a pesquisa educacional na apreensão das relações funcionais dos fenômenos empíricos. Em contraposição ao predominante ceticismo epistemológico, recorre às idéias de Thompson, historiador inglês, ressaltando seu interesse em investigar os procedimentos mais adequados e confiáveis para se transitar entre teoria e empiria. Nesse contexto, prioriza dois aspectos de suas propostas de pesquisa: sua base onto-metodológica, a lógica histórica, e a categoria de experiência, articulada à de cultura. Argumenta-se que ambas interessam de perto às pesquisas que se desenvolvem no complexo educativo, que é social em sua essência – histórico, portanto. Argumenta-se, também, que a experiência educativa em seus vários níveis só ganha inteligibilidade articulada a suas determinações concretas.##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.