A medicalização da educação em debate
DOI :
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e90545Mots-clés :
Revista Perspectiva, Volume 43, n. 1, 2025 , Dossiê, MedicalizaçãoRésumé
Apresentação do dossiê Medicalização da educação ontem e hoje: entre continuidade e rupturas, publicado no Volume 43, número 1, 2025 da revista Perspectiva .
Références
Barros, Renata Chrystina Bianchi; Masini, Lucia. Sociedade e medicalização: Campinas: Pontes, 2015.
Collares, Cecília A. Lima; Moysés Maria Aparecida Affonso; e Ribeiro, Monica Cintrão França Ribeiro. Novas capturas, antigos diagnósticos na era dos transtornos. São Paulo: Mercado de Letras, 2013.
Conselho Regional de Psicologia, Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (Orgs.). Medicalização de Crianças e Adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
Messeder Neto, Helio da Silva; Viégas, Lygia de Sousa; Oliveira, Elaine Cristina de. Educação, pobreza e desigualdade social: escritos de subversão. Salvador: Casa do Psicólogo, 2025.
NUANCES. estudos sobre Educação. Dossiê: Medicalização da Educação. v. 25, n. 1 (2014).
Oliveira, Elaine Cristina de; Viégas; Lygia de Sousa; Messeder Neto, Helio da Silva. Desver o mundo, perturbar os sentidos: caminhos na luta pela desmedicalização da vida. Salvador: EDUFBA, 2021.
Revista Entreideiais: educação, cultura e sociedade. Dossiê: a medicalização da vida escolar: enfoque multidisciplinar. v. 3, n. 1 (2014).
Revista Práxis Educacional. Dossiê Temático. v. 15, n. 36 (2019).
Revista Teias. Dossiê Drogas, Medicalização e Educação. v. 17, n. 45 (2016).
Viégas, Lygia de Sousa; Ribeiro, Maria Izabel Souza; Oliveira, Elaine Cristina de; Teles, Liliane Alves da Luz. Medicalização da educação e da sociedade: ciência ou mito? Salvador: EDUFBA, 2014.
Viégas, Lygia de Sousa; Oliveira, Elaine Cristina de; Messeder Neto, Helio da Silva; Existirmos, a que será que se destina?: medicalização da vida e formas de resistência. Salvador: EDUFBA, 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Simone Vieira de Souza, Lygia de Sousa Viégas, Diana Carvalho de Carvalho 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
