A medicalização da educação em debate
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e90545Parole chiave:
Revista Perspectiva, Volume 43, n. 1, 2025 , Dossiê, MedicalizaçãoAbstract
Apresentação do dossiê Medicalização da educação ontem e hoje: entre continuidade e rupturas, publicado no Volume 43, número 1, 2025 da revista Perspectiva .
Riferimenti bibliografici
Barros, Renata Chrystina Bianchi; Masini, Lucia. Sociedade e medicalização: Campinas: Pontes, 2015.
Collares, Cecília A. Lima; Moysés Maria Aparecida Affonso; e Ribeiro, Monica Cintrão França Ribeiro. Novas capturas, antigos diagnósticos na era dos transtornos. São Paulo: Mercado de Letras, 2013.
Conselho Regional de Psicologia, Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (Orgs.). Medicalização de Crianças e Adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
Messeder Neto, Helio da Silva; Viégas, Lygia de Sousa; Oliveira, Elaine Cristina de. Educação, pobreza e desigualdade social: escritos de subversão. Salvador: Casa do Psicólogo, 2025.
NUANCES. estudos sobre Educação. Dossiê: Medicalização da Educação. v. 25, n. 1 (2014).
Oliveira, Elaine Cristina de; Viégas; Lygia de Sousa; Messeder Neto, Helio da Silva. Desver o mundo, perturbar os sentidos: caminhos na luta pela desmedicalização da vida. Salvador: EDUFBA, 2021.
Revista Entreideiais: educação, cultura e sociedade. Dossiê: a medicalização da vida escolar: enfoque multidisciplinar. v. 3, n. 1 (2014).
Revista Práxis Educacional. Dossiê Temático. v. 15, n. 36 (2019).
Revista Teias. Dossiê Drogas, Medicalização e Educação. v. 17, n. 45 (2016).
Viégas, Lygia de Sousa; Ribeiro, Maria Izabel Souza; Oliveira, Elaine Cristina de; Teles, Liliane Alves da Luz. Medicalização da educação e da sociedade: ciência ou mito? Salvador: EDUFBA, 2014.
Viégas, Lygia de Sousa; Oliveira, Elaine Cristina de; Messeder Neto, Helio da Silva; Existirmos, a que será que se destina?: medicalização da vida e formas de resistência. Salvador: EDUFBA, 2023.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Simone Vieira de Souza, Lygia de Sousa Viégas, Diana Carvalho de Carvalho

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
